Lisboa – Em matéria de bastidores, meios atentos que reconhecem em  José Eduardo dos Santos,  uma figura bastante organizada, notam-lhe agora um detalhe aparentemente invulgar. Isto é, por duas ocasiões que apresentou o seu discurso de Estado da Nação, o Estadista angolano  aparece a discursar com o casaco desabotoado/aberto.

Fonte: Club-k.net

De acordo com reparos, constitui “falta de cortesia”, uma entidade pública discursar num órgão de soberania como é a Assembleia Nacional, com o casado aberto. A atitude de JES que aparenta ser involuntária pode ser associada ao nervosismo devido ás expectativa que o seu discurso gera na sociedade.


Os seus serviços de assistência  aparentam ter notado,  o referido pormenor. Os  fotógrafos do cerimonial  da  presidência (Únicos que foram permitidos a ter acesso da Assembleia Nacional) cortaram a parte das imagens em que se podia notar o detalhe do casaco aberto do Chefe de Estado.


No geral, vários líderes mundiais, tem sempre os casacos fechados quando falam em fóruns importantes. Por exemplo, em finais de Setembro do corrente ano, o Vice- Presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas e tinha também o seu casaco abotoado/fechado, conforme ditam as regras de cortesia.

 

.

Casaco incorrecto: JES no discurso de anos anteriores

 

Casaco correcto: MV discursando na ONU