Luanda - O mundo corre fazendo homens robôs com o tecnicismo, acumulação de conhecimentos e sem reflexão. Cresce o conhecimento, aumentam as escolas para todos os níveis trazendo novos homens cheio de “saber” que não ajuda muito a contemplar o mundo.

Fonte: Club-k.net

Parece-nos que a pedagogia e seus pilares estão a fracassar, imprecioná-nos não estar a funcionar muito dos esforços da pedagogia ou ciências da educação na realidade do homem hodierno. E hoje mais do que nunca, está claro a complexidade da educação e o seu verdadeiro papel para um homem mais ou menos íntegro, afigurando-se como papel de todos. Daí a necessidade de se buscar por meio da ciência e outros meios não ofensivos, mais alguns métodos de forma à termos luz suficiente que dê ordem ao estado de coisas na sociedade que está a perder sabedoria.


Da Cruz, dá uma nova perspectiva da realidade num mundo onde as crianças e adultos aprendem a resolver os seus problemas pela via da agressividade, da falsidade que a comunicação social procura introduzir às pessoas mesmo de forma não planificada ou intencional, num mundo onde os pais muitas vezes sentem-se perdidos para dar uma orientação com eficácia, torna oportuno saborear a abordagem que é aqui apresentada. Aqui o autor trás um conhecimento como a espada de dois gumes que penetra a alma interior sem deixar indiferente quem recebe ou seja a quem é aplicado, daí a nossa chamada de atenção para a praxe do leitor.


Não acreditamos que não haja alguém que seja bom observador que não põe em causa as razões da improdutividade da nossa forma de educação. Quem não procura construir um filho com um olhar intrépido que descubra com sabedoria os imbróglios deste perturbador mundo? – Aqui o autor busca a luz a quem dá a luz, a quem o máximo por muito tempo quis afogar: A MULHER. Prova mais uma vez que o passado projecta o futuro e ensina quando visto sem preconceitos, que o antigo não é caduco, que existem princípios quase indistrutíveis que alcançam as dimensões do homem como: a física, social, emocional, moral, espiritual e intelectual.


Acreditando que a boa educação, construção de um homem de visão positiva e com as dimensões humanas em bom funcionamento, ser a tarefa primordial dos pais e educadores para a “felicidade” da sociedade, torna-se indispensável participar da luz vislumbradora do presente trabalho.


Assim, o que estará nas mãos do caro leitor constitui uma oportunidade de emendar as nossas fraquezas na forma de educar o homem ou no mínimo ser mais uma luz para os nossos dias.