Luanda - Discurso de Abertura da Reunião Ordinária do Comité Provincial da UNITA em Luanda, proferido pelo Secretario Nacional para Mobilização urbana Rafael Massanga Savimbi em representação do Secretario Geral do partido.

 

Excelentíssimo Sr Secretario provincial de Luanda
Dr Fonseca Chindondo
Membros da Direcção de UNITA;
Deputados a Assembleia Nacional;
Militantes, Simpatizantes e Amigos da nossa Casa Comum, Caros jornalistas;
Minhas Senhoras e meus Senhores :

É em nome do Secretario Geral da UNITA Engenheiro Victorino Nhany que estou diante de vós, nesta magna Assembleia para em conjunto refletirmos sobre a vida do nosso partido na província de Luanda, fazendo deste gesto um exercício de paragem para acertarmos o passo e juntos continuarmos a caminhada.

Estamos hoje a proceder a abertura da Reunião Extraordinária do Comité provincial da UNITA na Capita Angolana.

Minhas senhoras e meus senhores! Afinal o que é o Comité provincial do partido?

Quais são suas competências e sua composição?

A luz dos Estatutos da UNITA, estas são perguntas que têm respostas concretas , nos Artigos 34 e 35 respectivamente, e passo a citar:

1. O Comité provincial do partido, é o Órgão deliberativo principal a nível da Província a quem compete:

- Aplicar a estratégia, os programas e as orientações emanadas do congresso, comissão Politica na província, adaptando-as a sua realidade especifica.

- Acompanhar a situação politica partidária geral e em especial os problemas da província.

- Manter o Comité Permanente do Partido informado sobre a sua atividade, bem como sobre a situação económica social e politica da província
propondo medidas pertinentes para a acção partidária.

São membros do comité provincial:

a) O Secretario provincial;
b) O Secretario Provincial Adjunto;
c) Os membros eleitos em conferencia provincial;
d) Os Deputados eleitos pelos respectivos círculos eleitorais províncias;
e) Os membros da Comissão Politica residentes na provincia;
f) Os membros da LIMA;
g) Os membros da JURA;
h) Os Secretários Municipais;
i) Os membros do Executivo provincial;


Militantes do partido!

Como a politica é a arte de repetição, fiz questão de falar da natureza (competência e composição), dos Órgão Secretariado Provincial do partido embora de maneira muito superficial com o objetivo de a todos aos níveis da sua hierarquia, independentemente das suas funções que exercemos, há necessidade e a competência de pertencermos a um órgão de base e/ou intermédio da nossa Estrutura.

Membros do comité Provincial!

Luanda a província Capital do nosso país, é e vai continuar a ser por muito tempo apraça de batalhas politicas renhidas , por isso, o membro do Comite provincial, tem de ser um homem, mulher, mais velho ou jvem, sem medo de grandes e novos desafios. Aquel que quer fazer melhor e diferente, que pensa 1º no interesse colectivo (organização do partido e do pais) desenvolve as suas acções nesta perspectiva , o militante que denuncia e combate a corrupção, que ardita poder mobilizar os mais capazes, honestos e abnegados a aderirem e a trabalharem para o bem da democracia.
Caros concidadãos!

O acórdão do Tribunal Constitucional que inviabiliza a fiscalização directa dos actos do Executivo pelos deputados, constitui um grande retrocesso, um recuo lastimável no processo de aprofundamento no exercício da democracia Angolana.
Amantes da paz e da liberdade!

Se ontem, a democracia foi conquistada a custo do sacrifício de milhares de Angolanos, hoje, no nosso tempo, a nossa missão e dever, é defende-la.

A democracia não se remenda!...
A democracia não aplica-se!
A democracia não se aplica parcialmente!
Ou há democracia, ou não!
Militantes da UNITA!

Queremos que os membros do Comité provincial de Luanda, continuem a difundir a verdadeira mensagem e imagem do nosso partido a UNITA, e que diga ao cidadão que não nos desenvolveremos sem esforço, sem mobilização e sem trabalho.

A UNITA que tem na juventude e faz dela o parceiro estratégico e privilegiado. A UNITA do futuro e com futuro que sabe que ao amanhã será o que saberemos fazer hoje do presente. Enfim, a UNITA que realiza por uma Angola melhor; por uma Angola para todos, uma angola que transmita a Africa e para o mundo, o Orgulho dos Angolanos…

A todos os presentes!

Com estas breves palavras, declaro aberta a reunião extraordinária do comité provincial da UNITA em Luanda, e espero ter sido breve!

Luanda 01 de Novembro de 2013