Luanda - Angola tem agora presos políticos de menor idade, acusou o líder parlamentar da CASA-CE, André Gaspar Mendes de Carvalho “Miau”.

*Manuel José
Fonte: VOA

Este dirigente do segundo maior partido da oposição angolana falava a jornalistas na sequência do abandono da sala do parlamento na segunda-feira, 4, e ameaçou organizar manifestações caso a bancada do MPLA continue com acções que, segundo disse, violam a constituição e as leis do país.

Mendes de Carvalho alertou que neste segundo ano legislativo o seu partido não vai admitir abusos cometidos pela bancada maioritária.

"Este ano a nossa postura deve ser diferente, vamos resistir com mais veemência a estas violações da lei," disse.

Na segunda-feira os deputados pela CASA-CE abandonaram o plenário da Assembleia Nacional porque, segundo Mende de Carvalho o grupo parlamentar pretendia, como manda o regimento interno, fazer uma declaração política, o que não lhes foi permitido pela bancada do MPLA com o beneplácito do presidente da Assembleia Nacional.

O grupo parlamentar queria que a Assembleia Nacional agendasse um debate sobre o estado da Nação.

Por isso, aquele dirigente reiterou que a atitude do MPLA no parlamento pode empurrar o partido para outras formas de luta: "Ontem abandonamos a sala mas amanhã podemos estar preparados para outras acções incluindo manifestações generalizadas".

Mendes de Carvalho abordou também o caso da detenção do jovem de 17 anos Manuel Nito Alves.

"Começamos agora a ter presos políticos menores de idade, não podemos de maneira nenhuma permitir isso,” disse Mendes de Carvalho, que concluiu: "Eu também iria falar sobre isso na minha declaração política e exigir ao executivo esclarecimentos sobre isso".