Lisboa – Kundi Paihama está em vias de ser nomeado governador da província do Huambo por escolha do Bureau Político do MPLA. A publicação África Monitor que avançou com a informação revela que inicialmente, o governante não denotou inclinação para a aceitação do cargo.

Fonte: Africa Monitor/Club-k.net

O Huambo encontra-se praticamente sem governador, por impedimento do ainda titular do cargo, Faustino Muteka, há quase dois anos afectado por padecimentos de saúde (AM 729) de recuperação considerada cada vez mais improvável.

A situação provocada pela longa ausência do governador (corre que vive agora retirado algures na província, entregue aos cuidados de feiticeiros), agravou-se com o surgimento de rivalidades entre os vice governadores, aparentemente movidos por ambições relacionadas com a ocupação do lugar.

Já em Abril do presente ano, o Presidente José Eduardo dos Santos esteve perto de nomear ministro das finanças, José Pedro de Morais Júnior como governador do Huambo. Porém, a nomeação foi anulado porque dias antes circulou informações que descreviam como no passado, o ex- governante teria se livrado de uma intenção das autoridades de o prender por descaminho de fundos públicos.

K. Paihama, o futuro homem forte do Huambo já foi no passado governador de várias províncias – Cunene, Benguela, Huíla e Luanda. A sua colocação no Huambo é encarada com reservas em meios que o consideram já desprovido de energias e dinamismo para a tarefa.

A intervenção do BP MPLA nos processos de nomeação dos governadores é atribuída ao facto de os mesmos acumularem o cargo com a chefia dos comités provinciais do partido.