Lisboa - O empresário rússo - israelita Arkady Gaydamak, foi recentemente detido pelas polícia Suíça no seguimento de um mandato de captura emitido pelas autoridades de Luxemburgo.

Fonte: Club-k.net/jpost

O anuncio da detenção foi confirmado, na segunda feira (25) pela polícia daquele país ao canal 2 da televisão de Israel informando que o empresário - nascido na Rússia e que se encontra radicado em Israel - esta neste momento sob custódia das autoridades de Zurique. Gaydamak desconhecia que pesava sobre si, um mandato de captura por parte de Luxemburgo.

 

Arkady Gaydamak é conhecido pelo público angolano como um dos traficantes de armas que juntos com Pierre Falcone ajudou o regime do Presidente José Eduardo dos Santos a traficar armamento no mercado negro para combater a guerrilha da UNITA, no passado, num momento em que ambas as partes estavam proibidas pela ONU em adquirir arsenal de guerra.

 

Nos últimos anos, Arkady Gaydamak desentendeu-se com o general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”, chefe da Casa de Segurança da Presidência angolana. O empresário instaurou um processo em que o general Kopelipa é visado pela acusação de intimidação. O primeiro terá sido levado a aceitar o pagamento inscrito num acordo legal com vista a fechar um processo com um negociante de diamantes russo.

 

A acusação dirigida a Kopelipa é feita de forma a explicar a assinatura de um acordo legal com o negociante de diamantes russo, Lev Leviev, em 2011, no valor de 500 milhões de dólares (365 milhões de euros).

 

Gaydamak diz que foi intimidado pelo general Kopelipa a aceitar o acordo, com o responsável angolano implicar que estava por detrás da oferta feita por Lev Leviev. Além disso, ter-lhe-á proposta imunidade diplomática numa altura em que França pedia a sua extradição para o acusar de fraude fiscal, alega o empresário.