Luanda - O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva homenageou esta sexta-feira o primeiro Presidente negro da República da África do Sul, Nelson Mandela, que faleceu dia 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos de idade, vítima de prolongada doença.

Fonte: UNITA

Isaías Samakuva que assinou o livro de condolências aberto na Embaixada da África do Sul em Luanda, manifestou o seu sentimento de pesar, destacando Madiba como símbolo da resistência à opressão.


Acompanhado por Joaquim Mulato, Victorino Nhany e adalberto Costa Júnior, o líder da UNITA disse que o Presidente Nelson Mandela “marcou o mundo pela sua indómita coragem de lutar contra a injustiça e contra a opressão”.


“Prestamos a nossa homenagem ao homem que para nós é o símbolo da resistência contra a opressão e da luta a favor da igualdade e justiça entre os homens. A sua memória ficará para sempre nos nossos corações. Reconhecemos o seu contributo pela paz e reconciliação não só em Angola, na África do Sul, como também no mundo”, afirmou Isaías Samakuva, para quem “as lições deixadas por Nelson Mandela devem ser seguidas por todos”.


Ainda de acordo com o líder da UNITA, a obra de Nelson Mandela na África do Sul contribuiu sobremaneira para que aquele país irmão do Continente africano fosse o que é hoje.


Samakuva deixou expresso o desejo de que as lições de reconciliação da Áfirca do Sul se reflictam também em Angola.


A UNITA que não enviou nenhuma delegação às exequias de Nelson Mandela assegurou, entretanto que em seu tempo o Partido irá prestar homenagem ao primeiro Presidente negro da República da África do Sul.


Num outro desenvolvimento, algumas organizações cívicas angolanas promoveram três dias de luto nacional em Luanda, isto é de13 a 15 de Dezembro.


Uma outra organização cívica levou acabo este domingo, romagem ao túmulo do soldado desconhecido, no Cemitério da Santana, que consistiu num acto de deposição de uma côroa de flores.