Luanda - A história da humanidade é o registo de factos, datas e acontecimentos, protagonizados no tempo e no espaço por homens de convicções profundas e audazes, cujos feitos influenciaram o curso dos acontecimentos e revolucionaram as suas épocas.

Fonte: UNITA

Um mérito extraordinário do Saudoso Presidente Fundador da UNITA, Dr Jonas Malheiro Savimbi, diante do povo angolano e da história, foi a criação das Forças Armadas de Libertação de Angola – FALA, que sob o seu Alto Comando se agigantou, tornando-se factor decisivo para a conquista da paz, da liberdade e da demcoracia em Angola.

A verdadeira história de Angola não pode ser deturpada em função das conveniências do regime, nem tão pouco apagada da memória colectiva do povo angolano atento, activo e determinado a construir uma sociedade mais justa, uma juventude mais rica e um Estado social de Direito que garanta as liberdades fundamentais, promova a solidariedade e descentralize o desenvolvimento.

Comemorar o 24 de Janeiro sob o Lema: FALA – OBREIROS DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA EM ANGOLA, é um dever patriótico, em homenagem aos nossos maiores Jonas Malheiro Savimbi, Jeremias Chitunda, António Dembo, Kapessi Kafundanga, Samuimbila, Gaio Kakoma, Celestino Samanjolo, Chendovava, Isaac Pena Ben-Ben e outros Monumentos da História, que sacrificaram as suas vidas tombados pela causa nobre de toda gente.

A história é importante para compreendermos o presente e perespectivarmos o futuro. Só assim se forma a identidade nacional para a criação de uma cultura de cidadania e, consequentemente, a sedimentação do espírito patriótico que sustenta o orgulho nacional.

As extintas Forças Armadas de Libertação de Angola - FALA cumpriram com elevado brio a sua nobre missão de libertar a Terra e os Homens. Com o mesmo sentido patriótico, lealdade e disciplina integram as Forças Armadas Angolanas – FAA, instituição militar nacional permanente, regular e apartidária, incumbida da defesa militar do país e pilar fundamental da garantia dos objectivos da segurança nacional constitucionalmente consagrados.

Neste dia 24 de Janeiro, a UNITA rende uma singela homenagem à memória de todos os combatentes da liberdade, aos antigos combatentes e veteranos da Pátria, todos eles percursores das Forças Armadas Angolanas - FAA, nomeadamente os antigos guerrilheiros do ELNA, os combatentes das extintas FAPLA – Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, os seus irmãos das FALA – Forças Armadas de Libertação de Angola e de todos os patriotas que, nas cadeias, no campo ou nas cidades contribuíram de outro modo para a conquista da paz, da liberdade e da democracia em Angola.

Neste dia 24 de Janeiro, a UNITA saúda, igualmente, as Forças Armadas Angolanas e apela ao seu Comandante em Chefe, o Presidente José Eduardo dos Santos a cumprir com patriotismo e dignidade republicana, a missão constitutiva de integrar plenamente os combatentes das extintas FALA nas Forças Armadas Angolanas nos termos dos Acordos de Paz para Angola e seus Anexos.

Luanda, 24 de Janeiro de 2014.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente