Luanda - Como todos nós acompanhamos, o Mirex realizou recentemente mais uma reunião de Embaixadores e, também o seu V Conselho Consultivo Alargado. Honestamente, pela fase menos boa em que se encontra esse Ministério, com uma série de injustiças, atropelos, mesquinhices e incongruências esperavam-se pelo menos por algumas análises necessárias mais profundas. Discussões mais acérrimas e construtivas de organização  e, decisões e orientações mais transparentes e pontuais!

Fonte: Club-k.net

Infelizmente, mais uma vez,  a «a montanha pariu um rato», ou mais própriamente, não se resolveu absolutamente nada ! Essas reuniões serviram apenas para ensaiar os golpes baixos e, como disse recentemente o nosso mais velho Marcolino Moco, «alguns espertinhos» continuarem a fazer as manipulaçoes das suas orquestrações !!!

O Ministro Chikoty, disparou algumas flechas indirectas, como por exemplo:

• constactam-se erros graves de gestão financeira e administrativa

• mau relacionamento entre funcionários e os chefes de missões diplomáticas e consulares que na maior parte dos casos são provocados por indisciplina dos  funcionários (só e sempre apenas dos funcionários, nunca dos chefes porque esses são infaliveis) que violam os principios da hirarquia sem que se esgotem todas as possibilidades de resolução interna dos seus problemas e por isso fazem recurso ás instâncias superiores, na esperança de obterem a resposta que desejam!

Ora, são pequenas passagens dum discurso muito bonito do Sr. Ministro, mas se ele próprio tivesse o minimo de vergonha não se daria ao cuidado de tecer tamanhas asneiras, pois, ele é o Ministro que comanda o Mirex e se existem essas situações ele próprio e os seus «espertinhos» é que criam, fomentam e, alimentam casos desses por teimosamente não actuar no momento certo e com a acuidade necessária ! Essa, é uma das tarefas que ele, por via dos seus colaboradores, os ditos Directores/Embaixadores das áreas devem fazer!

Como é possivel o Ministro constactar esses graves erros de gestão financeira e administrativa e, na altura e momento  certo não agir, não corrigir, não orientar, não sancionar? Se existem esses erros, a Direcção de Administração e Gestão do Orçamento «DAGO» deveria agir de imediato, sancionando e/ou fazendo corrigir e não permitir o arrastamento da situação!

 

O Sr. Ministro diz que á mau relacionamento entre funcionários  e os chefes das missões diplomáticas e consulares e, fala de casos de indisciplina por parte dos funcionários !!! Uma vez mais o Sr. Ministro Chikoty foi infeliz e devia ter vergonha ao pronunciar-se nesses termos, por algumas razões, a saber:

1°. - Se ele sabe que existem esses casos porque razão no momento certo não age?

2°. - Será que esse mau relacionamento é apenas entre os funcionários e provocado somente por estes ??? E porque razão o Sr. Ministro não tem a coragem de apontar o dedo aos próprios chefes de missões que quando tomam o «poder» se julgam donos e senhores de todas as situaçoes agindo como se estivessem a gerir as suas quintas, casas ou o que quer que seja, fazendo e desfazendo como querem e bem entendem sem respeito a quem quer que seja?

O Sr. Ministro sabe perfeitamente bem que é isso que se passa! O Sr. Ministro sabe perfeitamente bem como é que alguns chefes de missões tratam os funcionários, é escusado pretender passar-se com a pele de cordeiro!

Á chefes de missões que são extremamente indisciplinados, prepotentes, arrogantes, mal educados, inssurectos, enfim, aliás, á alguns que nem o respeitam, como é que tem o descaramento de vir com esse discurso assim tão sem jeito nenhum? Mais uma vez, como recentemente disse o nosso mais velho Marcolino Moco, é o «fim da picada» !!!
  
3°. - Porque razão o Sr. Ministro não uniformiza as orientações técnico-administrativas  ás missões diplomáticas e consulares para evitar que os seus chefes arragem as artimanhas todas que desejam a seu belo prazer e disposição?

4°. - Julgamos que se os funcionários recorrem a outras instâncias superiores para obterem a resposta aos seus problemas é porque reveem na direcção do Mirex injustiças, incongruências e atrasos desnecessários na solução dos seus problemas!

Afinal nem todos são ou podem  ser familiares do Sr. Chikoty para verem os seus problemas resolvidos, serem promovidos arbitráriamente, serem transferidos para e, onde desejam, etc, ou não será assim?!

Como é possível, essas reuniões terem terminado tão recentemente, e o Sr. Ministro já estar a fazer as suas nomeações de «cidadãos» que nem sequer pertencem aos Quadros do Ministério? É normal? É justo? É agradavel os Quadros do Ministério saberem e terem que conviver com esses exercicios como se nada esteja a acontecer?

Afinal onde está a ética, onde está a moral do Sr. Georges Rebelo Pinto Chikoty?

São dessas e outras coisas menos claras e aberrantes que estão a fazer inflamar a “ADA”, Associação dos Diplomatas Angolanos, para além, é claro, da questão do Plano de Reforma que também a nosso modesto vêr o Ministro Conselheiro Lima Viegas não tem muita razão!!!