Coreia do Sul - A gigante das telecomunicações sul-coreana KT assinou um contrato de quase 40 milhões de dólares com o Governo angolano para a instalação e gestão de uma linha de emergência sobre crimes, anunciou a empresa.

Fonte: Korean Times
É a primeira vez que a empresa vende o sistema de informações e telecomunicações para gerir um centro de controlo de chamadas de emergências, num negócio avaliado em 41 mil milhões de wons, cerca de 40 milhões de dólares.

"Este é um projecto de cooperação entre o Governo e o sector privado. O negócio será um belo exemplo de como se pode atingir a chamada 'economia criativa' defendida pelo Governo", disse uma fonte da KT ao jornal Korean Times.

Uma economia criativa é um dos principais objectivos que a Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, quer atingir durante o seu mandato de cinco anos, e caracteriza-se essencialmente pelo desenvolvimento económico alcançado através de uma convergência entre tecnologias de informação e outros sectores.

A empresa disse que o projeto inovador de segurança pública vai ajudar a Polícia Nacional de Angola a estabelecer um centro de controlo da linha telefónica de emergência, chamado "Centro de Comando e Controlo 113" até 2016.

O projeto inclui também a instalação de câmaras de videovigilância na capital de Angola e radares com vídeo para apanhar os condutores em excesso de velocidade nas estradas.

"Vamos convidar os agentes da polícia de Angola para nos visitarem, ou então vamos enviar os nossos homens a Angola para partilharem a nossa experiência e conhecimento sobre a gestão deste 'call center'", disse um responsável da polícia coreana ao jornal.