Lubango – O Club-K passou extratos da notícia veiculada pela TPA, único canal de Televisão de Angola, cuja manchete principal transcrevo: “O director executivo da Câmara do Comércio Angola/EUA, Pedro Godinho Domingos, deplorou na última quinta-feira, em Luanda, a indiferença do sector empresarial angolano, quer público como privado, face à linha de crédito do Ex-Im Bank destinada ao país desde 2009, num valor global de cerca de 12 biliões de kwanzas”.  

Fonte: Club-k.net
Senhor Pedro Godinho Domingos, por favor, esclareça a opinião pública onde está disponível esse pacto de financiamento? Essa é mais uma informação completamente errada, transmitida apenas para fazer de contas que estão a trabalhar. Ou talvez, na pior das hipóteses, existem orientações para esse crédito não ser mexido.

“Acrescentou que a prioridade da linha de crédito do Ex-Im Bank para o país recai para os sectores da agricultura, energia, aviação, petróleo e gás, transporte e telecomunicações e que os bancos credenciados para a concessão de créditos nesta base são os de Poupança e Crédito (BPC) de Fomento Angola (BFA), Angolano de Investimento (BAI) e o Espírito Santo (BESA).”.
 
Para ter certeza de que se tratava mais de uma notícia sem nexo, ou no mínimo mal explicada, mandamos funcionários da empresa devidamente credenciados, aos bancos mencionados, colher informações detalhadas sobre como aceder ao pacote de financiamento que o Ex-Im Bank disponibilizou para Angola.

Foi tão engraçado, porque alguns funcionários dos bancos nem sabem que existe um tal de Ex-Im Bank. Perguntavam todos se era o tal “Projecto Angola Investe” [outra falácia, pois só financiam filhos dos ricos cheios de facilidades, aqueles que com um simples telefonema do tio o crédito cai, empresários de faixada, porque aqueles que trabalham de verdade os bancos não ajudam, só prejudicam].

FALSIDADE

Não existe nenhuma informação disponível em banco nenhum sobre a linha de crédito anunciada na TPA vinda do Ex-Im Bank. A menos que propositadamente essa linha de crédito tenha sido engavetada para fins ilícitos, pois em Angola é normal trabalhar com dinheiro do povo sem nunca o povo reclamar.

Se um director da tal dita câmara de comércio entre Angola e Estados Unidos da América, eleito ou indicado por não sabemos quem, reside em Angola, essa pessoa deveria saber se os bancos convencionados estão a publicitar esse produto.

Não é normal (e note-se que coisas anormais são normais em Angola, como falta de energia = justificada pela guerra que terminou há 12 anos; Falta de Água = justificada pela guerra que terminou há 12 anos; Falta de um parque industrial espalhado pelos municípios de Kilengues, Chongoroi, Caimbambu, Kalukembe, Chibia, mas centralizado na nova zona econômica de Viana em Luanda = Justificado pela Guerra que terminou há 12 anos; Asfalto Esburacado = Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Casas de Barro na Tchavola onde alojaram os moradores demovidos das zonas de risco e a beira da linha férrea = Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Ruas de areia na maior parte do país= Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Falta de reconversão dos professores que terminaram o ISCED na Huíla = Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Professores leccionando a monodocência sem preparo da reforma= Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Atraso nas obras da Nova Centralidade da Kilemba= Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Falta de empregos para a grande maioria de jovens= justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Falta de emprego até para camaradas da JMPLA que andam deambulando pela cidade a mendigar= Justificado pela guerra que terminou há 12 anos; Manifestações pacíficas, essas são causadas pela UNITA e CASA-CE.

A única coisa que não é justificada pela guerra é o direito à manifestações pacíficas. Essas são causadas pela Oposição). Essa cratera será um abismo sem fim um dia, porque a juventude angolana anda frustrada, e até a Juventude do MPLA que anda nas fileiras a militar e que assiste os filhos dos generais com carrões, e eles só a serem embebedados, um dia há de abrir os olhos para uma revolta. Aí sim, preparem-se, podem morrer, que o vosso triste legado ficará.

Ai que país o nosso. O mais incrível é que, ao mesmo temo que esses créditos vindos de países que exigem um padrão de transparência elevado na gestão da coisa Pública não são sequer tocados, os créditos vindo da China, trilhões e trilhões quase custaram a vida do general Miala. Então continuo pensando que Angola é mesmo um país de bananas.

ORGANIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Façamos de contas que estamos em um país extremamente organizado como a Media tenta enganar a opinião Pública Internacional. Digam-nos, se o banco disponibilizou o crédito desde 2009, porque é que o Ministério da Economia que vela pela elaboração das políticas econômicas do estado angolano não fiscaliza e certifica-se que os bancos estão a cumprir  a prossecução do protocolo assinado?

Porque não existe uma cartela de informações em todos os bancos informando os empresários sobre as formas de acesso a esse financiamento?

Porque aparece o Programa Angola Investe numa fase em que existiam 120 milhões de dólares disponíveis para investir no país?

Meus compatriotas, como podemos crer que estamos a ser dirigidos por pessoas que realmente desejam uma Angola crescente, se está cada vez mais claro que todas as iniciativas de desenvolvimento do país devem envolver lucro para os generais? Como podemos continuar impávidos perante uma realidade cruel como essa?

Existem no país iniciativas privadas para montar-se indústrias de extração e transformação em vários municípios do país para dar emprego a grande massa da população que passa os dias inteiros nas praças a jogar uela. Existem empresários nacionais dispostos a dar o máximo e investir no país. Mas vir dizer que, sem justificativa, um país que quer crescer tem engavetado 120 milhões de dólares quando o seu povo quase passa fome, é de uma insanidade moral tão grande que dá dó.

Há muito que se diga. Um comentarista disse outra vez aqui: “o que adianta falar, escrever sempre quando não somos ouvidos?”

Pois é.

ANGOLA INVESTE; EX-IM BANK; BDA; MPME; BUE

Se não beneficiar primeiro os que já estão ricos, em Angola, um dos mais corruptos países do Mundo, não passarão de falácias. Continuem a deliciar-se com a TPA.

Esconder-se por traz do escopo da Guerra apôs 12 anos, e guardar dinheiro para ninguém utilizar, dificultar as empresas dos filhos dos camponeses, enquanto as SEMBAS, UNITEL e outras têm todas as facilidades, é especialidade de uma elite bem identificada.
Angola precisa de uma intervenção urgente.

Desde 2009 dinheiro disponível, e o país a reclamar que não existe fundo de capitais disponíveis para injetar em iniciativas privadas de crescimento.

Iniciam um outro projecto Angola Investe, que de Investimento até hoje não realizou nada. Representantes do Ex-Im Bank Know that this Country does not want your money. The one from Chine is Better. For them, if Poverty last for more time, Power will continue in the Hands of the Richies.

Angola will not use your credit line because China does not require Transparence. Over.
O Dinheiro dos EUA não vai permitir Falcatruas, então, esse já era. O Ministério da Economia nunca vai Autorizar esse Investimento.

Só mais um trunfo para a futura oposição angolana perante as autoridades dos Estados Unidos de América que um dia vão fazer em Angola o que fazem na Venezuela. Cuidado, o copo está a encher.