Luanda  -  O Hospital Josina Machel, em Luanda  passou a acolher uma  reabilitada   área de cirugia cardíaca traduzida no apetrechamento de novos equipamentos. Para o efeito, o Ministro da Saúde, José Vieira Dias Van-dunem (na foto), procede, quarta-feira (13),  uma visita de trabalho a esta  nova área hospilatar.

 Fonte: Club-k.net/Angop

De realçar que as doenças cardiovasculares, representam a principal causa de morte nos países desenvolvidos, sem no entanto, avançar dados com relação aos casos de óbitos registados naquela unidade hospitalar.

Profissionais da saúde acreditam que os hábitos de vida adoptados pela população, como o sedentarismo, a falta de actividade física diária, uma alimentação equilibrada ou o tabagismo, constituem hoje, factores de risco a evitar, visto que são a génese para a aparição de doenças cardíacas e suas complicações.

Em Angola, com o alcance da paz, o Governo desenvolve acções de varia índole, sobretudo de aumento de infra-estruturas sanitárias que estão permitir a redução da prevalência de doenças infecciosas, como principal causa da mortalidade no país e a ascensão de outras, entre as doenças cardiovasculares no cenário de saúde.

O hospital continua a receber casos idos de diferentes províncias do país, visto ser o único centro de referência que prática cirurgia cardíaca.

Tendo em conta o aumento do número de pacientes com problemas cardiovasculares diversos, os especialistas têm envidado esforços para fazer face à demanda.