Bruxelas - O Vice-presidente da República, Manuel Vicente, participou nesta terça-feira, 01, na capital belga, Bruxelas, num almoço de trabalho com o Presidente da Comissão da União Europeia, Durão Barroso, o de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca, e com o Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Arcanjo da Costa.

Fonte: Angop
Manuel Vicente chefia, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, a delegação angolana à IV cimeira Europa/África, que se realiza de quarta à quinta-feira, sob o tema "Investir nos povos, na prosperidade e na paz".

Fontes junto da Comissão Europeia indicam que o encontro terá servido para troca de pontos de vista e provavelmente a concertação de ideias com os países africanos de expressão portuguesa sobre questões bilaterais e multilaterais.

Durante dois dias, a IV cimeira deve reunir líderes de 54 países africanos e de 28 europeus para discutir, entre outros assuntos, a paz, a segurança, o investimento, as alterações climáticas e a migração.

As relações entre os dois "blocos" baseiam-se essencialmente na Estratégia Conjunta África -UE, adoptada em 2007. A par desta estratégia, há o plano de acção 2011-2013, acordado na III Cimeira que define objectivos concretos em áreas de cooperação específicas, tais como a paz e a segurança, a governação democrática e os direitos humanos, bem como os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Depois das anteriores cimeiras, nomeadamente Cairo (2000), Lisboa (2007) e Trípoli (2010), a de Bruxelas (2014) oferecerá uma oportunidade para observar a Parceria UE-África por um novo prisma, destacar alguns dos resultados alcançados e explorar áreas de cooperação futura.

Prevê-se que estarão presentes no encontro cerca de 90 delegações, esperando-se a presença em Bruxelas de mais de 40 chefes de Estado e de Governo de África, 20 da União Europeia, além dos presidentes das instituições da UE e União Africana (UA), do secretário-geral das Nações Unidas e observadores, entre outras.