Luanda - Se a contradição é a coexistência e luta de aspectos contrários dentro de um mesmo fenómeno, tal como aprendi do Dr Savimbi, no 4 de Abril encontramos aspectos positivos e aspectos negativos.

Fonte: Club-k.net

Considero positivos os seguintes:

1º O facto de o regime que defendia uma República Popular(assente na existência de uma única Força Política, portanto) ter aceite a ideia defendida pela UNITA, consagrada numa República Democrática que temos hoje.

2º O calar das armas, apesar de excluir-se Cabinda.

3º O crescimento económico, apesar de não ter impacto na vida do cidadão, próprio de partidos de direita que nutrem simpatia à elite e antipatia ao Povo, baixa ou nula preocupação em manter o mínimo necessário aos pobres, entre outros.

Aspectos Negativos:

Seria enfadonho narrar os infinitos aspectos negativos do tempo de " paz " para os caríssimos leitores. Resumindo:

1º Retrocesso nos acordos e no processo democrático o que inviabiliza o processo de Reconciliação Nacional.

2º A paz, segundo a Constituição(artº11ºpto 2), tem como base o primado do direito e da lei e visa assegurar as condições necessárias à estabilidade e ao desenvolvimento do País;

3º O golpe constitucional praticado pelo sr José Eduardo dos Santos, ao não realizar eleições presidenciais em 2009 e ter imposto ao País uma Constituição " Inconstitucional" que não respeitou os limites materiais impostos pelo Poder Constituinte Material e Originário em 1992, apagando à tinta o que foi assinado à sangue.

a) os direitos políticos não são respeitados. Foi ou não, afinal, abolida a pena de morte segundo a CRA(artº 59)?

b) os direitos económicos, não se observam. De que formas pode haver igualdade de oportunidades se 85 % do OGE fica para as estruturas centrais e 15 % apenas para as 18 províncias? Pretende crédito bancário, exiba cartão de membro do MPLA!!!

c) direitos sociais: um dirigente da estrutura intermédia do MPLA, desvairado das consequências da corrupção num frente a frente na TV, dizia que 63 % da população do espaço territorial rural consumia água potável e que o índice de pobreza teria baixado para 33 % !!! Alguma paranóia? A verdade é uma: não há água potável para mais de 70 % da população, educação paupérrima onde numa sala da 8ª classe ninguém sabe 4 x 5, sistemas de saúde não funcionais, desemprego crescente, inexistência de habitação, sistema de energia eléctrica muito deficiente, entre outros.


d) direitos culturais: até as línguas nacionais tendem a desaparecer correndo o risco de os angolanos desaparecerem como nações , povos, por causa da sua identidade cultural deliberadamente ameaçada.

Assassinatos Versus Jantares de Gala

Perante tamanhas violações de Direitos Humanos ao longo de 12 anos de "paz", em que apesar de a Constituição ter abolido a pena de morte e o País ter-se aberto ao Sistema Democrático, ocorreram assassinatos políticos com um balanço desastroso em que Benguela registou 36 quadros da UNITA mortos; Huambo, 27 ; Luanda, 5 ; K.Sul, 3; Lunda Norte, 1 e Bié, 1, que moral encontrariam do lado dos angolanos em geral e do da UNITA, em particular, para se participar de comes e bebes ?


Donde teria partido a tranquilidade de espírito para festejos com aqueles que promovem a" paz do cemitério "?

Nota positiva é atribuída a todos os angolanos convidados ao Talatona e que contribuíram com o vazio que se verificou, numa clara demonstração de não pactuar-se com o " Arquitecto da Morte ".

Por isso, fazemos apelos a todos os angolanos que viram enterrados os seus umbigos nesta Terra de Holden Roberto, Agostinho Neto, Jonas Savimbi, Nito Alves, André Makanga, Mango Alicerces, Nakamela Marcolino, Serra Van Dúnem, António Kamuku, Alves Kamulingui, Isaías Kassule,Mariano Ndavoka e de tantos outros, para que nos unamos em bloco em defesa do nosso bem comum, a Mãe- Angola.