Lisboa –  A imagem com o  rosto do  Presidente angolano José Eduardo dos Santos esta a ser  frequentemente usada em  mercados informais, na província Chinesa de Guangdzou,  para atrair clientes africanos que queiram encomendar material de propaganda política.

Fonte: Club-k.net

Em Mercados informais 

O uso da mesma é da iniciativa de gráficas amadoras, localizadas num mercado bastante frequentado por cidadãos africanos, dominada por “mercado do Dom Frank”.

Para além, da imagem do líder angolano, são verificadas nos anúncios  publicitários destas gráficas  de rua,  rostos de outros políticos africanos de menor expressão, conforme se verifica nas imagens produzidas em anexo.

Apesar de quem a ver julgue, que o MPLA, tenha recorrido a estes mercados informais para mandar fazer camisolas com o rosto do seu líder, há dados suficientemente  verificados que evidenciam o elucidado. 

Na véspera das eleições de 2012, o MPLA, recorreu, de facto, ao mercado chinês para encomendar  um volume de cerca  de 700 toneladas de material de propaganda.  Na altura teria sido enviado para este país, um alto dirigente do MPLA, Mário António que esteve a frente das encomendas.  Fê-lo em nome da SOGEC  - Sociedade Geral de Comércio e Indústria, Lda,  uma empresa ligada a  GEFI, a holding  empresarial do partido no poder.  Para o transporte do material foram necessários 10 voos efectuados por um Boeing da estatal,  Sonair.