Lisboa -  Lopo do Nascimento e Joaquim Chissano, ambos ex-Primeiro Ministro de Angola e ex-Presidente do Moçambique, foram convidados como oradores para uma concorrida conferência que vai realizar-se nos dias 22 e 23 de Abril, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. O ex-ministro da educação do governo de Cabo Verde e administrador da Fundação Amílcar Cabral, Corsino Tolentino é o outro terceiro convidado africano ao evento.

Fonte: Club-k.net

Para dissertarem sobre os 40 anos do  "25 de Abril"

A conferência  visa assinalar os  40 anos do “25 de Abril”,  data em que se registou  o fim da ditadura em Portugal. A mesma é aberta ao público e tem como objectivo promover o debate sobre a ditadura portuguesa (1926-1974), o papel das instituições, a questão do império, as guerras coloniais e a actuação das diversas oposições ao Estado Novo.

Os ex-presidentes de Portugal  Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio vão estar presentes  na qualidade de convidados de honra.  Porém,  para além das três  individualidades africanas foram igualmente convidados vários académicos, jornalistas e políticos que serão oradores nos cinco painéis preparados para o efeito.

A conferência conta também com os testemunhos de Ana Maria Caetano, filha do ex-presidente do Conselho de Portugal  Marcelo Caetano, e Otelo Saraiva de Carvalho, militar do Movimento das Forças Armadas portuguesa.

Jornal português prepara grande  entrevista com Lopo

O  Club-K, sabe que o Jornal português Expresso,  convidou o antigo governante angolano para avançar com uma grande entrevista na qual o político predispõem-se em trazer testemunhos inéditos sobre a  sua trajetória política.  Gustavo Costa, um veterano jornalista angolano terá sido a figura a convencer o ex- Secretário Geral do MPLA, aceder ao convite.

Lopo do Nascimento que recentemente abandonou a política activa, atenuara antes, pedidos de jornais/revistas em Angola que o convidaram para o mesmo propósito.

Lisboa prepara homenagem 

Para além, da já  anunciada agenda que prevê ter em Lisboa, o ex- deputado angolano Lopo do Nascimento deverá ser alvo de uma homenagem na capital angolana.  Lopo é  tido como um dos mais respeitados  nacionalistas angolanos que goza de prestigio externo,  sem paralelo, comparado  aos restantes colegas do MPLA.  Sempre foi visto como um quadro com aptidões  para se tornar no substituto de José Eduardo dos Santos na Presidencia da República.

O antigo Primeiro Presidente negro Sul africano, Nelson Mandela, era uma das individualidades estrangeiras que nutria admiração por ele.