Luanda - A JMPLA está a comemorar hoje o seu aniversário, em homenagem ao seu Patrono, José Mendes de Carvalho ”Hojy ya Henda”, um ex guerrilheiro do MPLA, morto aos 27 anos no Moxico, aos 14 de Abril de 1968.

Fonte: BD

SECRETARIADO NACIONAL DA JUVENTUDE BLOQUISTA

A história do MPLA regista que a 1ª Assembleia da 3ª Região Militar do MPLA, realizado no dia 23 de Março de 1969, declarou, que, em memória de Hojy ya Henda, o 14 de Abril passasse a ser comemorado, em Angola, como sendo o dia da Juventude Angolana.

A Juventude Bloquista felicita a JMPLA pela passagem de mais este aniversário e incentiva a que continuem a respeitar a memória de seus heróis com toda liberdade e espírito compatíveis com os ideais por estes defendidos.

A Juventude Bloquista não aceita porém, que esta data comemorativa ou qualquer outra, não importa a que grupo pertença, seja imposta à toda a Juventude angolana, ou a todos angolanos de uma maneira geral. Esta postura impostora é característica de práticas e comportamentos de certo grupo, que mesmo nos dias actuais pretende ser o “único representante do povo angolano”, tal como se verificou ao longo dos anos que vigorou o regime de Partido único, excluindo-se todos os outros angolanos que não se revissem naquela maneira sectária de estar no País. Hoje por hoje Angola não tem representantes únicos e qualquer postura parecida com ditadura deve ser rejeitada.

A Juventude Bloquista sabe que a JMPLA socorre-se de uma tal Assembleia que congregou, em Cabinda, há muitos anos, várias associações juvenis, algumas das quais de Partidos Políticos, filiados no Conselho Nacional da Juventude – CNJ, como tendo determinado que o 14 de Abril continue sendo o Dia Nacional da Juventude Angolana, um autêntico embuste, por quanto não houve qualquer consenso neste sentido. Tal como o é a nova data nunca comemorada por eles, que agora “descobriram”, só para insistirem na imposição da sua data aos outros, sem o consentimento deste.

A Juventude Bloquista não aceita o 14 de Abril como Dia Nacional da Juventude Angolana, nem outra partidária.

A Juventude Bloquista insta à todas as organizações afins e interessadas - e no quadro do CNJ, contudo sem que se reduza aos seus filiados – a juntos definirmos uma data consensual, para a Juventude Angolana.

Para a Juventude Bloquista o Dia Nacional da Juventude Angolana nunca foi comemorada, porque nunca existiu, mas é urgente que exista, para que em 2015 possamos, pela 1ª vez e irmanados, dizes VIVAS ao NOSSO DIA.

LIBERDADE, MODERNIDADE E CIDADANIA

O SECRETARIADO NACIONAL DA JUVENTUDE BLOQUISTA

Américo Vaz

Email:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sede Nacional: Rua Cónego Manuel das Neves, 102, 5º andar, 14. Telefone: 222 407 198
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.bdluanda.blogspot.com