Huambo - A imigração ilegal em Angola, do ponto de vista político, económico e social, pode colocar em perigo a estabilidade e a soberania do país, afirmou terça-feira, o director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) no Huambo, Silvestre Apolinário Cassinda.

Fonte: Angop
Silvestre Apolinário Cassinda dissertou sobre “a imigração ilegal em Angola”, tema dirigido aos efectivos do SME, em alusão ao 38º aniversário da instituição, a assinalar-se no dia 19.

De acordo com o responsável, do ponto de vista político, a imigração ilegal pode influenciar, no futuro, pleitos eleitorais, devido a tendência de estrangeiros, sobretudo de países limítrofes, serem utilizados para engrossar o número de eleitores de partidos políticos.

Já no campo económico, disse que Angola é um destino privilegiado dos estrangeiros devido ao seu potencial económico. Realçou que os imigrantes catalisam para os seus países recursos indispensáveis ao crescimento, estabilidade e desenvolvimento económico e social do país, prejudicando os angolanos.

Do ponto vista social, Silvestre Cassinda afirmou  que tem-se constatado em todo território nacional, manifestações culturais, usos e costumes, rituais tradicionais e a proliferação de ceitas impróprias à realidade nacional.

O palestrante destacou na sua explanação as causas económicas,  políticas, ideológicas, religiosas, naturais, psicológicas e bélicas, como as motivadoras da migração. A palestra decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal do Huambo.