Luanda - Os deputados do MPLA, que realizam visitas aos 161 municípios do país, depararam-se com uma série de irregularidades nas obras públicas. Este jornal apurou que a situação é preocupante nas províncias de Cabinda, Uíge, Zaire, Bengo, Kwanza-Norte, Lundas Norte e Sul e Moxico, onde inúmeras obras, financiadas no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, apresentam diversos problemas.

Fonte: NJ
"Constatámos o emprego de materiais de baixa qualidade nas obras, uso de técnicas inadequadas, obras paralisadas ou inacabadas e subfacturação de preços e pagamentos por serviço não realizados", denunciou um deputado que não se quis identificar.

Segundo o mesmo parlamentar, as obras construídas com má qualidade apresentam pouca durabilidade e oferecem riscos à população.

O economista Domingos Camexa, que recentemente andou por algumas províncias do norte de Angola, deplora a construção das infraestruturas, que considera de "péssima qualidade", principalmente nas áreas rurais.

"Uma das razões que aponta para a fraca qualidade das obras é a gestão dos contratos de empreitadas", esclareceu, louvando a iniciativa do grupo parlamentar do MPLA, que fez movimentar deputados em todo o país.

Segundo o economista, "as empresas de fiscalização têm o papel de assegurar que sejam aplicados os materiais, de acordo com as especificações técnicas do projecto".

Por outro lado, o analista político Ramos Nima reconhece haver esquemas ilícitos, confessando que "há problemas de corrupção sérios, nos quais os empreiteiros estão envolvidos".

Segundo ele, os empreiteiros são os actores mais visados em esquemas ilegais, no domínio da construção, sendo por isso chamados a discutir, com a necessária franqueza, sobre os seus constrangimentos na execução das empreitadas de obras públicas.

Um dos empreiteiros, Amadeu Fioti, defende que os mesmos devem utilizar materiais de elevada qualidade e sugere que haja planificação das obras.

Mais. Acrescenta que os empreiteiros não devem ser os principais culpados nos esquemas de corrupção, pois "há mais pessoas envolvidas na execução das obras, como por exemplo os fiscais e governantes".

O arquitecto Tito Manianga disse ao NJ que, para garantir a qualidade das obras de construção civil no país, o Governo deveria proceder à actualização do regulamento do exercício de actividade de empreiteiro e de consultor de construção civil.

"É fundamental haver medidas de controlo e de punição às empresas que não honrarem com os seus compromissos profissionais", frisou, salientando que o "país tem registado vários problemas neste sector de actividade".

"Os deputados deveriam fazer- -se acompanhar de vários técnicos ligados à construção civil. Estes faziam um levantamento total para saber como é que andam as obras que o Executivo financiou com muito dinheiro", acrescentou.

Os deputados do MPLA realizam nos últimos dias visitas aos 161 municípios do país. As deslocações visam reforçar o diálogo com os militantes e a população.

Recentemente, os deputados definiram as estratégias a serem implementadas nestas visitas, durante uma reunião realizada no Comité Provincial do Partido. Além de conhecerem a realidade dos 161 municípios, os deputados constataram as condições existentes para a realização do Censo e para mobilizar a sociedade para a participação activa no processo.