Cabinda - O comandante do Exército Nacional, general Lúcio Gonçalves Amaral, disse, sexta-feira, em Cabinda, que a situação político militar ao nível de toda a província é estacionária, calma e não existe nenhuma ameaça e a população tem circulado livremente em toda a extensão da região.

Fonte: Angop
O general Lúcio Amaral disse que a província não tem qualquer motivo que impeça a livre circulação de pessoas e bens nos quatro municípios da província.

Respondendo ainda a perguntas dos jornalistas, à margem do acto inaugural de mais uma unidade Militar, no município de Buco-Zau, aquele oficial general das Forças Armadas Angolanas disse que o Estado Maior General/FAA tem vindo a cumprir com o seu programa de modernização das unidades militares.

"Estamos a cumprir a orientação do nosso Comandante-em-Chefe na melhoria de condições de trabalho, de habitabilidade, para os nossos efetivos. Por isso, nós estamos a trabalhar para que todas as unidades na província de Cabinda tenham melhores condições de trabalho, de alimentação, de lazer, fazendo com que o nosso militar se sinta da mesma forma em sua própria casa e cumprir com as suas obrigações na defesa da pátria como um dever", disse.

Instado a debruçar-se sobre o fenómeno da imigração ilegal que preocupa as autoridades angolanas, principalmente nas províncias limítrofes com as regiões vizinhas dos Congos, o general Lúcio disse o exército vai melhorando os mecanismos de control do fenómeno.

"Não é uma missão diretamente das Forças Armadas Angolanas, mas da polícia de guarda fronteira. Mas como Angola é nossa pátria, nós (FAA) também temos essa missão e, para tal, lá onde não está a polícia nós cobrimos esses espaços vazios para que realmente o nosso país possa ter a segurança que se pretende ou se deseja", disse.