Ao

Exmo. Senhor Director do Club-K

Tem circulado nos últimos dias em certa imprensa, incluindo a publicação coordenada pelo senhor, noticias que dão conta de divergências no seio do governo na província do Cuando Cubango , revelações que não condizem com a realidade .

Acreditamos existirem sectores que não estão satisfeitos com o ambiente de realizações e desenvolvimento que vive o Cuando Cubango na actualidade, um clima favorecido pelo dinamismo e capacidade de liderança do governador Francisco Higino Lopes Carneiro, que tem sabido implementar as orientações baixadas pelo chefe do executivo, o presidente Jose Eduardo dos Santos  . São conhecidos por todos os factores que levaram ao atraso do Cuando Cubango, considerada ainda no tempo colonial terras do fim do mundo e durante o conflito pôs-independência talvez a região mais afectada, o que para além de impedir o desenvolvimento das estruturas econômicas e sociais, não permitiu a formação de quadros capazes de promover o desenvolvimento .

O que está a acontecer no Cuando Cubango e praticamente lançar as bases do desenvolvimento a começar do zero. Não havia estradas, não havia hospitais, o número de salas de aulas era de longe insuficiente , não havia água potável nem energia eléctrica. O número de médicos , enfermeiros e professores era insignificante .

 Doze anos depois da paz, cerca de dois sob governação do General Higino Carneiro, as perspectivas de crescimento são enormes. Estão em curso as obras de ligações domiciliarias para o fornecimento de energia eléctrica a quase totalidade das residências de Menongue , o mesmo está a acontecer com a água cuja central de captação e tratamento está quase concluída ; está a ser construído um hospital provincial de grande capacidade de atendimento que será equipado com material de ponta; está a ser construído um centro universitário com condições de alto nível para o processo de formação de quadros; todos os municípios da província tem médicos, ao abrigo da cooperação com a república de Cuba. Perspectiva-se a construção de quatro mil quilômetros de estradas que permitirá a ligação por terra entre todos os municípios e a capital da província, um feito inédito na história da região . Perspectiva- se ainda a construção de mais de cem escolas em todos os municípios  bem como postos médicos e estruturas agro-pecuárias .

A substituição de quadros no xadrez governativo da província deve ser encarado como um acto normal de acerto da estrutura visando alcançar os objectivos traçados e não dar espaço para aproveitamentos oportunistas de quem pretende manchar um trabalho que está a ser desenvolvido com o mais alto teor de sacrifício por parte não só dos governantes, mas também das populações sofridas do Cuando Cubango.

E normal existirem opiniões diferentes sobre determinados assuntos no seio do governo. A abertura e a frontalidade que caracterizam a actuação do governador tem servido para ultrapassar  as diferenças e criar um clima de harmonia e camaradagem, perseguindo um objectivo comum: fazer do Cuando Cubango a terra do progresso.

Convidamos pois os membros da classe jornalística a visitar a província para reportarem as grandes realizações em curso, prestando assim um melhor serviço ao público

 

Menongue, 11 de Abril de 2014

 

 Atenciosamente

 Drumond Jaime