Luanda – O alcoolismo constitui um truculento que invade o sucesso de inúmeras pessoas aos nossos dias, outrossim, pondo em termo até a prossecução da saúde do indivíduo. A magnitude desta morbidez tem sida negligenciada por muitos cidadão angolanos.

Fonte: Club-k.net
Como resultado o alcoolismo serpenteia o organismo de muitos utentes pondo em causa a prossecução de suas vidas, cujo resultado se reflete na decadência do ente humano como um todo, da sua força de trabalho, colocando – o num itinerário vital plenamente definhado.

Para inverter este prisma, o abandono do consumo excessivo ou a abstinência total deve constituir a prioridade cimeira para a vida de então, pois uma saúde despida de cuidados suscita desastres funestos, a profilaxia conduzida à mão das boas práticas, bons hábitos e atitudes serve de sustentáculo para calar as doenças oriundas da ingestão de bebidas alcoólicas, enterrando – as na terra do esquecimento.

No mundo atual o alcoolismo passou a ser um problema capital de saúde pública, causador de inúmeras conturbações no âmago da sociedade moderna, por esta razão a consciência do autor foi invadida pela ideia de escrever este artigo de carácter peculiar para prevenção das doenças derivadas do alcoolismo, em virtude das acções prejudiciais decorrentes desta problemática; atraído pela voluntariedade singular residente na orla da sua alma atenta e teimosa, deixando – o cada instante mais firme e perseverante como no início, com o pairar da expressão revelada    na perspicácia de Horácio por Jorge de Rezende em seu escrito: scribere recte sapere est et principium et finis.

Para muitos em Luanda tornou-se moda beber Cuca, whisky, caipirinha, maruvo, capuca, ou outra bebida alcoólica ao invés de água, sumo ou outro fluido, isto é danificar de forma paulatina a saúde em benefícios de emoções, e euforia.

Outros, usam o vício como subterfúgio fundamental para apartar o mar de problemas que circunda-lhes, é necessário realçar aqui que, o álcool não alivia a tensão dos problemas que fazem-nos  face, antes pelo contrário, acrescentará um outro problema chamado desgraça.

O consumo de bebidas alcoólicas de forma moderada, geralmente, não é prejudicial, porém, o consumo de forma excessiva é letal pondo em causa a saúde do utente, é uma pena. o facto da pesquisa científica não ter espaço no nosso meio, não obstante, não somos idóneo em expressar quantas mortes por ano o álcool vítima, mas sabe-se que o álcool é o catalisador de separações conjugais, de desavenças nos lares, do abandono do trabalho, das mortes inexplicáveis, do desenvolver de acidentes rodoviários, do crescimento progressivo da delinquência juvenil, da instabilidade da saúde humana, da baixa produtividade laboral, e do conformismo deformante, comodismo social.

A despeito de toda a atenção dada às drogas ilícitas como a liamba, a libanga, e a cocaína, o alcoolismo é um perigo capital e afecta mais vidas no cosmo, o álcool causa severos danos físicos e psicológicos na vida dos humanos. E uma grande parte de acidentes de viação são resultados de condutores embriagados, uma concentração de 80 mg/dl no sangue constitui a definição legal de conduzir alcoolizado nos países evoluídos, e não foge muito do estabelecido pelo ministério do interior no nosso meio.

Para um indivíduo normal, essa concentração de álcool seria obtida após a ingestão de 3 latas de cerveja aproximadamente 355 ml, 445 ml de vinho, ou 120 a 150 ml de bebidas destiladas com 40% de teor de álcool. A sonolência ocorre com 200 mg/dl, entorpecimento com 300 mg/dl, e coma com possível parada respiratória com níveis mais elevados. Os alcoólatras crónicos são capazes de suportar níveis de 700 mg/dl.

A oxidação do etanol (álcool) produz agentes tóxicos e perturba as vias metabólicas. O acetaldeído derivado alcoólico possui diversos efeitos e é responsável pelo câncer da boca, pode ainda devido a ingestão de álcool ocorrer no fígado do alcoólatra acumulação de gordura, com efeito o álcool causa liberação pelas bactérias do intestino de seus venenos (toxinas) que causam lesão no fígado.

O álcool também causa efeitos a nível do cérebro (sistema nervoso central), a nível do estômago, a nível do fígado, e a nível do sistema reprodutor, as alterações do estômago são chamadas de gastrite e úlcera gástrica, na cabeça (Sistema Nervoso Central), causa depressão, causa comportamento desordenado, pensamentos e atividades desnorteadas, os alcoólatras crónicos sofrem de muitas doenças e têm uma vida média curta, relativamente devido ao seu efeito sobre o sistema nervoso, o trato gastrointestinal (estomago, intestino), o fígado e o pâncreas, e a nível do sistema cardiovascular (coração, veias e artérias).

A nível do fígado a lesão causada pelo alcoolismo leva a hepatite alcoólica (inflamação do fígado), esteatose alcoólica (acúmulo de gordura), e cirrose hepática (condição na qual o fígado fica duro devido a fibrose), e carcinoma hepatocelular (cancro do fígado), ocorre também a deficiência de Vitamina B1 ocorrendo uma doença chamada síndrome de Wernicke – Korsakoff, o cérebro diminui o seu volume condição chamada atrofia cerebral, ocorre também a degeneração do cerebelo, e distúrbio do principal nervo do olho chamado nervo optico condição chamada neuropatia optica, isto pode levar a cegueira do alcoólatra, a nível do coração ocorre aumento do músculo do coração uma condição chamada miocardiopatia congestiva dilatada (miocardiopatia alcoólica), pode ocorrer também a hipertensão arterial, uma condição na qual a pressão do sangue sobre as artérias se eleva, pode ocorrer risco de doenças coronárias (artérias do coração), a nível do pâncreas ocorre a pancreatite alcoólica uma condição na qual o pâncreas aumenta o seu tamanho, nas grávidas tanto fazer a ingestão de álcool em pequenas quantidades, como em grandes quantidades pode causar uma condição chamada síndrome alcoólico fetal, esta consiste em cérebro bastante pequeno do feto, atraso no crescimento do feto, e anomalias faciais no recém - nascido, redução das funções mentais a medida que a criança cresce. O consumo mais letal ocorre no primeiro trimestre de gravidez.

O consumo excessivo de álcool pelos alcoólatras está associado ao cancro da boca, garganta, laringe, fígado, estomago, e da mama na mulher, está provado que para os homens o alcoolismo crónico pode conduzir a problemas de impotência sexual, e disfunção eréctil.

No entanto é de realçar que o futuro para muitos em Luanda está ameaçado, visto que o álcool tomou o comando das Raves Nights de adolescentes, das discotecas, das festas caseiras, dos lazeres atuais na sua maioria, o mais incrível e perigoso é a ingestão por parte dos adolescentes.

O alcoolismo é causa primeira no desvio de comportamento em festas atuais com ocorrência de brigas e graves acidentes domésticos entre casais. Se gostas bastante do copo modera o seu uso, reduza ou deixa de uma vez para sempre.