Huíla - Não se trata do uso do direito de resposta. Esta caberá à empresa citada. O texto em presença é reacção de um cidadão pacato huilano, que de perto tem acompanhado a actuação do Governo local, a implementação dos projectos para o desenvolvimento da província, uma das mais belas províncias desta grande Angola - preocupado estou com forma violenta, injusta e deshumana e desmedida de como a empresa PREMIUM foi tratada e estampada no jornal AGORA, na edição do dia 21/04/2014, e retomada pelo site do referido semanário e outros sites da internet, tal como o CLUB K no dia 22/04/2014.

Fonte: Club-k.net

Ensina-nos a história humana, que a inveja, o ódio e a perseguição, são elementos característico de pessoas aparentemente saudáveis, mas que, na realidade são psicopatas, desiquilibradas, sem dom, e que ao longo das suas vidas causaram danos de dimensões incalculáveis à sociedade em que estão inseridas.

Para que a opinião pública nacional e não só conheça um pouco da realidade dos factos e seriedade da actuação da empresa PREMIUM em Angola e particularmente na nossa província, uma vez que a matéria difamatória foi retratada em algumas páginas da internet, acho justo, na condição de cidadão e trabalhador da administração provincial da Huila, proceder uma apresentação resumida sobre a empresa PREMIUM.

Esta empresa é vocacionada para a prestação de serviços de consultoria em gestão de saúde e tecnologia para a Educação, e a exemplo de várias outras empresas legalmente constituídas em Angola, foi, no âmbito da Lei sobre Parceria Público – Privada, contratada para assessorar e apoiar o Executivo de Angola e empresas privadas em projetos que buscam a melhoria da qualidade de vida, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2013 – 2017), em curso. Assim, a Empresa tem sob sua responsabilidade projectos nas áreas dasaúde, educação, planeamento estratégico, controladoria, fiscal e orçamentária.

Para o efeito, conta com equipa de profissionais multidisciplinares, com ampla ecomprovada experiência. Para a materialização dos seus projectos, conta com a parceria de empresas e instituições brasileiras de reconhecida reputação internacional, tais como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Getúlio Vargas.

Assim é que, entre os seus projectos em execução é a formação em especialização de médicos angolanos no Brasil; formação de técnicos angolanos de enfermagem em diversas áreas do saber com certificação internacional e formações continuadas.

No que se refere a sua participação na província da Huila, concretamente, com a direção de saúde, importa realçar que que ao longo dos 10 meses  de trabalho na Provinicia da Huila foram desenvolvidos de entre outros os seguintes projectos:

1. Na área financeira

- Assessoria na elaboração e fundamentação do orçamento Geral do estado de toda as unidades da saúde para o ano de 2014.

- Assessoria nas programações trimestrais conforme determina a lei de execução do orçamento.

- Assessoria na elaboração do relatório o tribunal de contas das unidades orçamentais dasaúde.

- Dezenas de outros trabalhos rotineiros.

2. Formação de técnicas de enfermagem para os profissionais de enfermagem da Maternidade, Hospital Central, Hospital Pediátrico.

3.      Esta em curso um formação em pós graduação com 22 módulos/meses com quase 100 alunos, alunos sendo todos diretores municipais de saúde, diretores dos hospitais, gestores da saúde. Esta formação está sendo dada pela Fundação Getúlio Vargas. Uma das instituiçõesmais credíveis do mundo.

4. Garantiu a presença de médicos em todos os municípios da Província, projecto até agora desconhecido nas demais províncias do País.

5. Estruturou a área de ensino do hospital pediátrico justamente para garantir que os médicos em formação possam ficar na Huila.

6.  Procedeu doação de dezenas de livros ao Hospital pediátrico.

7. Seus projectos na área da saúde garantiram a melhoria e o controlo dos índices de saúde na província.

8. Destacamos aqui para a assessoria directa na elaboração projetos foi a elaboração dos 14 Planos Municipais deSaúde e o Plano Provincial de Saúde, e, pelo que sabemos, a Huíla é a primeira província de Angola a desenvolver este tipo de trabalho.

9. Os projectos acima mencionados, contribuíram para o reconhecimento e elogios do Ministro da Saúde, aquando da sua visita à província em  (Outubro de 2013.

Portanto, tudo o resto que se escreveu, serve apenas para manchar a boa imagem da empresa por pessoas que nada querem com o desenvolvimento da província; os autores são pessoas contrárias à presença na liderança da província do actual governador e sua equipa. São pessoas imbuídas do pensamento do passado.

Deste jeito meus senhores, jamais atingiremos o desenvolvimento preconizado pelo Governo do MPLA. O sistema de mercado em Angola é livre e aberto para todosdentro do marco legal angolano. Não podemos aceitar pessoas singulares criem situações desabonatórias para pessoas e empresas que nos são úteis.

Diante de tamanha desinformação e para se repor a verdade, convido a própria empresa a se pronunciar ou mesmo o próprio Governo provincial da Huila.

Encorajo ainda a empresa PREMIUM a intentar, sem demora, uma acção judicial contra os seus autores desta matéria cujas suas acções desde então servirão apenas para criar a confusão junto do Governo provincial da Huila, destruir, e/ou entoxicar  mentes saudáveis desta nossa bela província.

Quem conhece o que se passa na verdade na Huila, e conhece as pessoas, percebe que estas pessoas têm a intenção criar um mau estar contra as empresas prestadoras de serviço com participação estrangeira e seus representantes. Isto ai não faz parte da nossa cultura. Angola encontra-se numa outra fase de desenvolvimento econômico social e até mesmo humano.

Ao invés de fazer-se acusações infundadas, os autores da matéria deveriam ganhar coragem e entrar com uma acção judicial directa, tanto contra as pessoas apontadas:  empresa PREMIUM, delegação de saúde e Governo provincial.

Por tudo aquilo que se passa na Huila, e quem lida com estes assuntos, sabe bem que as principais suspeitas das falas acusações publicadas contra a PREMIUM são os senhores:

1. Salvador Rodrigues Dono - proprietário da empresa Interserviços, possui um  tem contrato milionário com o Governo provincial. Publicamente as pessoas conhecem a vida leviana e de sustentação que o mesmo leva, particularmente as famosas festas com garotas nas suas fazendas.

2. O António Gnongo e o diretor do GEPE, ex funcionário do Salvador da Interserviços.

3. Conceição Gnongo. Irmão do António, é administrador da Direção Provincial de saúde da Huíla. Leva e trás. Capacho do seu irmão e do Salvador.