Luanda – O ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva disse em Luanda que aconselhou o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, a "cobrar" mais dos seus ministros para acabar com a pobreza. Lula da Silva chegou segunda-feira (05) a Luanda a convite da Fundação Eduardo dos Santos (FESA) e partiu dias depois para Nigéria onde vai participar no Fórum Económico Mundial para África.

Fonte: Lusa
Antes de deixar Luanda, Lula da Silva dirigiu uma palestra em Luanda sobre Gestão dos Programas "Fome Zero e Bolsa Família", onde transmitiu as experiências do Brasil no combate à fome e à pobreza.

Segundo o ex-presidente brasileiro, no encontro que manteve com o Chefe de Estado angolano frisou que o assunto pobreza constou na agenda diária das discussões. "O programa Fome Zero foi levado por mim ao Presidente Itamar Franco e nós então dissemos o que eu disse hoje ao Presidente José Eduardo dos Santos: que um programa de combate à fome só dá certo se o Presidente tiver todo santo dia a cobrar a cada ministro ou a cada autoridade", disse Lula da Silva para uma vasta plateia.

O presidente do Instituto Lula frisou que na sua experiência de governação de onze anos aprendeu que "a fome não leva um homem à revolução, a fome leva o homem à submissão e o faminto não tem força para brigar, sequer tem força para fazer passeata para reivindicar comida".

"Então é para esses que os governantes têm que governar e não para aqueles que comem três vezes ao dia", sublinhou.

Lula da Silva defendeu que o Estado é quem tem que assumir a responsabilidade de acabar com a fome, através de políticas de Estado e não voluntaristas. "O Estado tem que assumir a responsabilidade. Toda a Constituição diz: todos os brasileiros, todos os angolanos, todos os mexicanos terão que ser tratados em igualdade de condições perante a lei, portanto é só cumprir a Constituição de cada país para garantir a todos o direito de comer", realçou.

O programa de combate à fome e à pobreza em Angola foi apresentado pela ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira, igualmente coordenadora do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza.

Rosa Pacavira disse que o Governo angolano tem aumentado os investimentos no programa de combate à pobreza, que começou, em 2010, com um orçamento de 40 milhões de kwanzas (293.823 euros) e actualmente evoluiu para 7,9 mil milhões de kwanzas (58 milhões de euros).

Assistiram à conferência membros do Governo, representantes do poder judicial, militar, deputados, partidos políticos, igrejas e estudantes. No encontro com José Eduardo dos Santos, Lula da Silva ofereceu uma camisola da seleção brasileira.

Terça-feira, o ex-presidente brasileiro visitou a província de Malange, onde entregou a uma cooperativa de camponeses, uma carrinha frigorífica, moto-bombas e sementes agrícolas.