Lisboa - Um homem, de 53 anos, foi quinta-feira à noite detido no Aeroporto do Porto sob suspeita de tráfico de crianças – de quatro, 12 e 13 anos. Fazia-se passar por pai delas.

Fonte: Publico

Há meses que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está mais atento a crianças angolanas que aterram em Portugal. Teme que o país esteja a ser usado por uma rede de tráfico de Angola ou da República do Congo para a Europa.

Desta vez, a desconfiança surgiu no controlo de passageiros de um voo da TAAG – Linhas Aéreas de Angola proveniente de Luanda. Os inspectores recolheram indícios de que as crianças viajavam com documentos “alheios e falsificados” e que o homem, afinal, nem seria familiar. Na sexta-feira, o Tribunal da Maia decidiu decretar-lhe uma medida de prisão preventiva. Entretanto, as crianças foram encaminhadas para diferentes lares de infância e juventude.

O alerta partiu de Lisboa. A 25 de Janeiro, o SEF deparou-se com um caso. Desembarcou um homem, de 40 anos, com um menino de 10 anos e um par de adolescentes de 15. Dizia-se pai ou tio deles, consoante. Seguia com eles a rota Libreville-Casablanca-Lisboa. Teriam Paris como destino.

Já por diversas vezes o homem teria aterrado em Portugal na companhia de crianças. No interrogatório, terá confirmado que cobrava milhares de dólares pela deslocação de cada uma delas. Alegava ter sido pago pelas famílias para as acompanhar até ao destino final. Iriam estudar em França.

O juiz de turno no Tribunal de Lisboa optou por aplicar uma medida de coacção de termo de identidade e residência e uma caução de quatro mil euros. Dias depois, a decisão foi revista e o homem levado para a prisão. É que apareceu outro homem, vindo de França, a reclamar a paternidade de uma das crianças. A polícia deteve-o segundo homem, sob suspeita de uso de falsa documentação. O tribunal acabou por libertá-lo. Os menores, esses, foram encaminhados para instituições.

Os casos sucedem-se. Já a 17 de Março, em Lisboa, foi interceptado um homem com duas crianças de 10 anos. Também esse afiançou ser seu pai, só que na bagagem delas haveria duas certidões de nascimento. Haverá outras crianças nesta situação. Algumas foram detectadas, num estado mais avançado do processo de tráfico, na Amadora.