Paris - Quando deixei Angola, pouco antes das eleições de 1992, não conhecia o Brigadeiro 10 Pacotes, e acho também que ainda não fazia rap. Apenas comecei a ouvir falar dele a pouco menos de três anos atrás. Todavia, mesmo quando ouvi falar dele, não conhecia nada sobre ele e nem me importava com o que fazia.


Fonte: www.sempre-angola.blogspot.com

 

Em novembro de 2013, um compatriota chamado Simão Carlos, um amigo mais chegado do Brigadeiro 10 Pacotes, informou-me que este último queria falar comigo, e aceitei que lhe desse o meu número.


Ligou-me e pediu que uníssemos as nossas forças para organizarmos uma manifestação e pedir a libertação do jovem Nito Álves. Concordei e marcamos uma manifestação em frente à Embaixada de Angola em Paris (França). Fui eu quem redigi o comunicado que publicámos no Club-K. Felizmente, dois dias depois de termos convocado a manifestação, o regime soltou o Nito Álves.

 

Poucos dias depois surgiu o caso dos assassinatos dos ativistas Kamulingue e Kassule. Decidímos novamente organizar uma outra manifestação junto à embaixada em Paris.


Antes desta manifestação ter lugar, fizemos uma reunião para organizar as coisas. Fui encarregado de redigir um comunicado a ser publicado no Club-k. E foi aí que os problemas começaram entre eu e o Brigadeiro 10 Pacotes.


Com efeito, uma vez de regresso em casa, por volta das 3 horas de madrugada, estava tão cansado que não podia escrever um comunicado naquelas condições. Fui à minha página de Facebook e escrevi uma pequena nota apenas para não perdermos o tempo e as pessoas ficarem já a saber da manifestação que deveria realizar-se logo na sexta-feira a seguir. Quando o Brigadeiro 10 Pacotes tomou conhecimento da nota, acusou-me de procurar visibilidade por ter assinado a nota em nome do movimento e não ter colocado os nomes de todas as pessoas que estiveram presentes na reunião. Expliquei-lhe que foi apenas uma nota e não o comunicado que devía redigir ; mas também que não conhecia os nomes de todos por isso assinei em nome de todos os A.A.D (A.A.D. era o nome do Movimento que estávamos para criar), e que a lista dos nomes ele é quem a tinha levado e que quando escrevi a nota eram 03h00 de madrugada e não lhe podia incomodar naquela hora tardia. Retorquiu-me que eu não me importei da lista por isso não a tinha. Em seguida, pegou a nota assinou com os nomes de todos, aumentou certas coisas e depois a publicou de novo.


No dia seguinte, redigi o comunicado sobre a manifestação e o enviei a todos os companheiros que encabeçavam o Movimento para leitura antes de o publicarmos. Em seguida, liguei para o Brigadeiro 10 Pacotes, o corrigimos juntos e o enviei para publicação. Todos viram que em baixo estava bem assinado : « Os A.A.D. »
No dia que seguiu, liguei para o companheiro do Club-k para saber quando é que o artigo ia ser publicado. Informou-me que já estava publicado mas que ainda não aparecia no site. Em seguida explicou-me o que fazer para poder ver o artigo em questão no site. Ao lê-lo notei que o companheiro do Club-k tinha escrito que a fonte deste artigo era « CASA-CE », embora estava muito bem assinado « Os A.A.D ». Liguei para ele e pedi que corrigisse a fonte porque a manifestação era dos angolanos e não da CASA-CE. O companheiro prometeu que o iria fazer dentro de cinco minutos. Mas esqueceu-se e não o fez naquele dia, pensando que o tinha feito. Tornei a verificar no dia seguinte e notei que o mesmo erro continuava no comunicado quando este já aparecia na página do Club-k e decidi escrever um SMS ao invés de importunar o amigo com mais uma chamada telefónica. Ao receber o SMS ele o corrigiu. E o artigo apenas ficou algumas horas na página do Club-k com aquele erro. Ao mesmo tempo enviei o mesmo SMS ao Brigadeiro 10 Pacotes e a dois outros companheiros, porque conhecia o comportamento impulsivo do Brigadeiro 10 Pacotes e a facilidade que tem de acusar os outros por coisas sem interesse. Fiz isso para que soubesse que eu nada tinha a ver com isso e que o erro vinha da parte do Club-K. Apesar deste esforço da minha parte, o Brigadeiro 10 Pacotes quando viu que a fonte era CASA-CE, logo que me apanhou no telefone começou a acusar-me de aproveitar da fama dele para ser conhecido, e aumentou que os amigos em Angola viram aquilo e trataram-lhe de prostituto por pensarem que estava na CASA-CE etc. etc.

 

Estas segundas acusações deixaram-me muito chateado e comecei a pensar em acabar a colaboração com ele. Mas refleti e cheguei a conclusão que não devia pôr os meus interesses pessoais acima dos da nação. Porque o projeto que estávamos para concretizar seria um instrumento importante na luta contra a ditadura em Angola. E é assim que decidi continuar. O meu patriotismo falou mais alto que o meu ego.


No dia 2 de Dezembro de 2013, finalmente consegui obter uma entrevista num canal televisivo que eu já andava a solicitar há algum tempo. O programa no qual participei durava apenas 13 minutos. Durante a emissão, falei da CASA-CE e em seguida denunciei os assassinatos de Kamulingue, Kassule e Ganga. Queria também dizer uma palavra sobre o Movimento que estávamos em vias de criar, mas não deu tempo e fui surpreso quando o jornalista decretou o fim da entrevista.


Um ou dois dias depois da entrevista ter sido difundida, quando o Brigadeiro 10 Pacotes apanhou-me no telefone, foi novamente uma discussão terrível entre ele e eu. Estava furioso porque eu tinha falado da CASA-CE e dos assassinatos dos compatriotas e não tinha falado do Movimento em criação. Fiz todo o meu possível para fazê-lo entender que era a minha intenção mas que não deu tempo para isso ; mas ele não queria saber de nada. Prometi-lhe que tão logo o Movimento fosse criado pediríamos novamente a este canal para lá irmos falar deste Movimento. Mas o 10 Pacotes não quis saber disso e respondeu-me que não gostava dos nossos métodos (meus e os do companheiro Massunguna) e que a contar daquele dia ele já não queria fazer parte do projeto em questão.


Logo que eu lhe tinha ouvido pronunciar a primeira palavra que contestava a minha passagem naquele programa televisivo, no meu coração a decisão de meter fim definitivamente a nossa colaboração já tinha sido tomada. Estava somente a espera que ele terminasse de falar para anunciar-lhe o que tinha decidido. Assim sendo, repliquei-lhe que não precisava de deixar o projeto de criação do Movimento porque quem o ia fazer sou eu. Quando ouviu isso, começou a dizer-me que eu não podia abandonar porque foi a ideia dele, e que eu estava sem ideias por isso estava a imitar a sua ideia de abandonar.
Respondi-lhe que eu era suficiente adulto para saber o que tinha que fazer. E que se ele tencionava abandonar o projeto ou não era problema dele. Quanto a mim, já não queria mais saber nada daquele projeto com ele. Dito isso, me despedi dele e desliguei o telefone.


Desde então (era dia 4 ou 5 de Dezembro de 2013, acho eu) nunca mais falei com o Brigadeiro 10 Pacotes. E não sabia mais nada dele nem dos seus projetos.
E eu sei que arrogante e rancoroso como ele é, não digeriu bem a maneira abrupta como eu acabei com a nossa colaboração. Aquilo feriu o seu orgulho, o seu ego. E estava apenas a procura do momento propício para vingar-se de mim.

 

E o momento propício foi a visita do ditador José Eduardo dos Santos em França (Paris).


Com efeito, na semana passada, o Brigadeiro 10 Pacotes pediu novamente o meu número de telemóvel ao companheiro Miguel João, que é também conhecido por Márcio. Este último perguntou-me se lho podia dar e eu aceitei. Porque o Brigadeiro 10 Pacotes lhe tinha dito que o passado é o passado e que devíamos esquecer e trabalhar juntos. Finalmente ele  tinha outros planos em mente e que eu ignorava por completo.


Na sexta-feira 25.04.2014 quando o Brigadeiro 10 Pacotes (que doravante vou chamar de B10P, para ganhar tempo) ligou para o Márcio, este último acabava de chegar em minha casa. Passou-me em seguida o telefone para falar com ele. O B10P perguntou-me se estava informado sobre a visita do Presidente dos Santos em França. Respondi que sim e depois falamos sobre a possibilidade de se fazer uma manifestação. Eu expliquei ao B10P que não podia participar enquanto Representante do partido político e nem desejava fazer parte da organização da manifestação. Isto, porque não tinha orientações do Partido neste sentido, mas também porque considero que um Partido representado no Parlamento não pode ir manifestar contra o Presidente da República fora do país, enquanto que pode tratar do assunto no Parlamento ou manifestar em Angola. E que esta tarefa de manifestar contra a vinda do Presidente deveria ser executada pelos cidadãos angolanos residentes em França e não pelos Partidos políticos.


Prometi todavia que eu iria participar da manifestação e que daria o meu apoio no que pudesse. Mas, enquanto cidadão angolano e não como líder político. Deixei também claro que de modo nenhum faria parte dos organizadores e que não iria pegar no megafone durante a manifestação para entoar slogans e palavras de ordem. Isto, para não conotarem a manifestação com os Partidos. Porque o meu rosto aqui em França é conhecida na comunidade angolana como sendo a CASA-CE.

 

Esta decisão de participar somente como cidadão angolano e não como Partido político era válida apenas nesta manifestação. Não era uma regra geral de funcionamento da CASA-CE. Porque enquanto Partido político, temos responsabilidades acrescidas e regras de funcionamento a observar.  E não podemos comportarmo-nos como se comportam os simples cidadãos radicais. O não respeito de certas regras de conduta política, pode ser prejudicial para o próprio Partido. Tanto mais que o nosso adversário político é maquiavélico ; está sempre à espreita para ver se cometemos um erro que possa utilizar contra nós.

 

A CASA-CE é um Partido (por enquanto coligação) responsável e patriótico. Está e estará sempre ao lado do povo sofredor de Angola. Mas não pode embarcar em qualquer evento ou aventura que se organiza. Ela estuda cada proposta que recebe e participa nas atividades que julga corresponder com a sua linha política e que respeitam à lei e os costumes em vigor na vida política.


É assim que a CASA-CE participou ativamente na manifestação que se realizou no fim do ano passado e que repudiava os assassinatos dos compatriotas Kamulingue, Kassule e Ganga.


A outra razão que fez com que eu não aceitasse participar da organização da manifestação, nem entoar slogans e palavras de ordem é a experiência de acusações sistemáticas que tive com B10P antes de eu cessar a colaboração com ele. Queria evitar de ter que discutir mais com ele. Porque já tinha decidido que nunca mais iria associar-me a ele em projetos de qualquer natureza que fosse. Mas, finalmente ele já tinha outros planos maquiavélicos contra a minha pessoa.

 

No domingo 27.04.2014, um indivíduo, doravante membro do MPLA, ligado ao Consulado e à embaixada de Angola em França, e que no passado já tinha trabalhado comigo no quadro dum outro projeto, ligou-me e disse-me que queria falar comigo ainda no mesmo dia. Quando chegou em minha casa disse-me que tinha informações segundo as quais uma manifestação estava a ser preparada contra a vinda do Presidente e que o organizador era eu e a CASA-CE. Entre muitas outras coisas que disse, deu-me o exemplo do Patrice Emery Lumumba que ficou na história do seu país e do mundo, mas que deixou órfãos. Pediu que não organizasse a manifestação. Concluiu dizendo que veio ter comigo porque eu era um irmão e que se fosse uma outra pessoa não faria a demarcha. Depois de ter dito tudo isto foi-se embora. Entendi que eram ameaças disfarçadas em conselho à um irmão.

 

Enquanto falava isso, o Márcio, aquele mesmo que o B10P disse que lhe tinha confirmado que fui corrompido, estava connosco.


Minutos depois do senhor ter ido embora, o B10P ligou para o Márcio. E o Márcio perguntou-me se não me incomodava que dissesse ao B10P que eu tinha recebido ameaças de morte por causa da manifestação. E eu autorizei–lhe a fazê-lo.


Quando o B10P ouviu o ocorrido, comentou dizendo que já que começaram assim, devíamos ter muito cuidado porque eles são perigosos. Aumentou que era apenas o início, e que iríamos receber mais ameaças diretas e até propostas de grandes somas de dinheiro.


Na terça-feira 29.04.2014, dia marcada para a manifestação, quando eu e o Márcio chegámos no local onde devia se realizar, apenas encontrámos duas pessoas, uma das quais era o meu irmão biológico. E a segunda pessoa era o Van, o companheiro que assinou na polícia para que a manifestação pudesse ter lugar. Além deles, só havia elementos da polícia e alguns agentes da secreta angolana escondidos nos arredores e que tiravam-nos fotografias e filmavam-nos. Havia também uma jornalista da RFI (Rádio França Internacional), que eu mesmo tinha contatado.


A um dado momento um dos agentes da secreta do MPLA e que vimos nas imagens do aeroporto aquando da chegada do JES, aproximou-se onde nós estávamos e começou a tirar-nos fotografias, eu, o meu irmão e o Márcio fomos ter com ele e o proibimos de tirar-nos fotos.  Peguei no celular dele e apaguei todas as fotos que ele nos tinha tirado. Quando alguns policiais que nos protegiam viram-nos discutindo com aquele senhor, perguntaram-nos o que se passava. Explicamos que era um agente do regime que nos estava a tirar fotos. A polícia pediu-lhe que deixasse o local e este foi-se embora.


Algum tempo depois, todo o grupo de pessoas que esperávamos e que se encontrava num outro ponto da cidade chegou, inclusive o próprio B10P, e começámos logo a manifestação.


A um dado momento, o B10P veio ter comigo pedindo-me que recebesse o megafone e entoasse slogans e palavras de ordem. Respondi-lhe que já lhe tinha avisado dias antes que não o queria fazer por razões que já evoquei acima, e que havia muita gente na manifestação que podia fazê-lo. Quando o B10P ouviu a minha resposta começou a falar bem alto e a dizer que eu não devia ir a manifestação se sabia que não queria falar. Eu também lhe respondi que por razões que já lhe tinha explicado eu não falaria no megafone.


A confusão que o B10P provocou perturbou a manifestação durante cerca de mais de 5 minutos. Assim, resolvi não ficar mais no local para que a manifestação pudesse decorrer normalmente. Fui e expliquei a situação a um elemento da polícia francesa que eu conhecia e que estava a proteger-nos e em seguida deixei o local da manifestação.


Cerca de 20 a 25 minutos depois da minha saída a manifestação também terminou. Em momento nenhum o B10P durante toda a manifestação pegou no megafone para dizer algo. Toda a confusão que ele provocou foi uma estratégia muito bem concebida para em seguida poder deturpar os factos e inventar tudo o que disse na sua mentirosa nota no Facebook.


Nada é verdade em tudo o que o B10P disse na sua nota :

1. Não contactei ninguém com o objetivo de dissuadí-lo de participar da manifestação, porque até algumas pessoas que lá estiveram quem as convidou sou eu. Foi o caso do Márcio, do meu irmão biológico e de algumas outras. Quem quiser falar com eles para confirmar o que disse, tenho os números. Que o B10P também apresente a lista e os números de telefone das pessoas que eu teria dissuadido de participar da manifestação para nos confrontarmo-nos. O B10P mentiu !

2. Em momento nenhum a CASA-CE em França disse que não se revê em manifestações. Pois, em novembro passado eu, Patriota Liberal, é quem assinei a declaração na prefeitura da polícia de Paris para que aquela manifestação pudesse ter lugar ; mobilizei também muitos militantes naquela manifestação.  O B10P mentiu !


3. Não recebi 15 000€ de ninguém. Onde estão as provas ? Sem provas é possível e fácil acusar-se o mundo inteiro e levá-lo na cadeia. Por isso, basta inventar-se uma boa história. Para as acusações do B10P terem credibilidade, ele deve apresentar as provas materiais. Senão, continuarão a ser palavras ocas de um invejoso contra um cidadão angolano que está a arriscar a sua vida para defender os direitos e interesses de todos os angolanos que querem uma Angola melhor para todos. O B10P mentiu !

4. Márcio em momento nenhum disse ao B10P que eu fui corrompido. Razão pela qual escreveu um artigo para desmentir e denunciar a malvadez do B10P. Já lá vão 5 dias que o Márcio está a ligar para o B10P mas este último não quer atender o telefone. Quem não deve não teme. O B10P apenas quis separar dois amigos e colegas que se entendem bem. O B10P mentiu !

5. Não conheço senhor Neto nenhum da secreta angolana. Se o B10P o conhece então que faça o favor de organizar um encontro com testemunhas para que possamos confrontar-nos. O B10P mentiu !

6. Simão Carlos que o B10P apresentou como tendo participado na manifestação, vive na província e nem sequer se deslocou em Paris para tomar parte da manifestação. Falei com ele e expliquei-lhe a minha versão dos factos. Ele não aceitaria testemunhar porque é um dos amigos mais chegados do B10P. Quem quiser o número ou e-mail dele para perguntar se ele esteve presente e colocá-lo algumas perguntas sobre a manifestação eu os posso dar. O B10P mentiu !

7. Não me infiltrei na manifestação durante o decorrer desta última porque eu e o Márcio chegámos no local da manifestação antes de o próprio B10P lá chegar. Quando aí chegámos apenas encontrámos duas pessoas. Isto, a jornalista da RFI e os policiais que aí estavam podem testemunhar sem problema. Tenho os seus números de telemóvel. Se colocarmos três senhoras face a face e pedirmos ao B10P para dizer-nos qual das três é a jornalista da RFI que entrevistou os manifestantes, com certeza que ele não conseguirá reconhecê-la. Simplesmente porque ainda não tinha chegado no local quando esta última foi-se embora. O B10P mentiu uma vez mais !

8. Não, os policiais presentes no local não intervieram porque eles nem sabiam que houve uma pequena troca de palavras. Quem foi conversar com um elemento da polícia que estava próximo e explicou-lhe o sucedido sou eu. Este policial chama-se senhor Gasmi e eu tenho o seu número de telemóvel. O rapper Malef também estava presente quando eu estava a explicar o sucedido ao senhor Gasmi e pode testemunhar se quiser. O B10P quis atribuir-se o mérito de ter desmascarado um traidor ; ele quis dar-se ares de importância como tem sempre feito. O B10P mentiu uma vez mais !

9. Não houve confronto verbal grave nenhum. Houve apenas uma troca de palavras que durou apenas 5 minutos. Eu Patriota Liberal sendo um homem ponderado e consciente, logo no início da troca de palavras retirei-me e pouco depois fui-me embora. Em momento nenhum alguém na manifestação tratou-me de traidor. O B10P o inventou e mentiu uma vez mais !

10. B10P não vive em Paris. Todos os membros da equipa de direção da CASA-CE vivem em Paris e na região parisiense. O B10P não conhece nenhum membro da direção da CASA-CE que lhe possa dar informações sobre a minha liderança que até ao dia de hoje nunca ninguém contestou ou criticou conforme afirma o B10P. Tudo que ele disse sobre o funcionamento da CASA-CE em França saiu da sua imaginação em momento de pura frustração. O B10P mentiu uma vez mais !

 

Um indivíduo que, numa pequena nota de quase 60 linhas, conta 10 mentiras é mesmo um REFINADO MENTIROSO !
E a Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira. Quem professa mentiras então é filho do diabo. E com filhos do diabo eu não quero tratar !

 


II - Fim


***********************************************


DIFAMAÇÃO CONTRA PATRIOTA LIBERAL : EIS A VERDADEIRA VERSÃO DOS FACTOS (III PARTE E CONCLUSÃO)

 

Permitam-me prezados compatriotas, que possa agora concluir este longo artigo falando-vos sobre quem é realmente este indivíduo que se chama Brigadeiro 10 Pacotes (ou seja B10P), e as razões que lhe poderão ter motivado a cometer tamanha estupidez de ir sujar o meu bom nome no Facebook.


Em Novembro de 2013, quando o B10P ligou-me pela primeira vez para fazermos conhecimento, disse-me que eu iria certamente ouvir muita coisa à respeito da sua pessoa, mas que não devia dar ouvido a isso porque ele não corresponde nada à pessoa que muitos dizem que ele é.


A minha resposta foi que eu não escuto o que as pessoas dizem. Tenho a capacidade e as qualidades necessárias para analisar as coisas eu mesmo.


A minha análise não necessitou muito tempo. Em pouco menos de uma semana, as acusações contra a minha pessoa começaram logo. E em seguida, cada semana de trabalho com ele era ao mesmo tempo semana de conflito. Era sempre ele que começava com as acusações contra mim. Ele tinha sempre algo a criticar em tudo que eu fazia durante a nossa colaboração.


Acho que as acusações sem fundamentos que ele fez contra mim, foram motivadas pelo ódio e inveja. Todo indivíduo atento que já frequentou o B10P deve ter-se dado conta que é alguém cheio de ódio e de arrogância. Em qualquer parte onde ele se encontra não aceita que uma outra pessoa tenha mais visibilidade do que ele. Porque tem o ego desmesurado. Ele é egocêntrico.


Acho que ele quis vingar-se contra mim por causa da maneira repentina como pus fim a nossa relação de trabalho em Dezembro do ano passado.


Ele diz ser um ativista que luta pelos direitos do povo angolano. Mas eu não acho que isto seja bem o caso. O B10P luta contra o MPLA porque ele ainda tem muito ódio resultante do facto que o MPLA confiscou-lhe todos os bens materiais com os quais lhe tinha corrompido alguns anos atrás.


Quem não o sabe que fica sabendo que eu nunca fui corrompido por ninguém. Mas o B10P foi corrompido pelo MPLA com veículos, apartamento e dinheiro. Disto muita gente sabe e ele mesmo também o reconheceu nas suas músicas. Não sou eu quem o inventei.


O B10P não foi muito inteligente na orquestração das coisas. Devia é aumentar um pouco mais o montante da corrupção para ser mais credível. O facto de ter afirmado que fui comprado com apenas 15 000 míseros euros está a deixar muita gente dubitativo. Somente os ingénuos estão a dar credibilidade a isto.


A pessoa descrita na nota acusativa do B10P não corresponde em nada com a minha personalidade, com o meu caráter. Mas sim com a personalidade do próprio B10P.


O ser humano sempre projeta aos outros o que ele mesmo é ou faz. Um gatuno sempre suspeita os outros de serem também gatunos ou de quererem roubar. Um fofoqueiro acusa os outros de sê-lo também etc.


Todos os defeitos que o B10P descreveu na sua nota caluniosa, refletem exatamente quem ele é. Porque quem está a sabotar os esforços que estamos a envidar para unirmos a comunidade angolana aqui na díaspora a fim de podermos estar melhor organizados e lutar contra a ditadura do MPLA é o próprio B10P.


Todas as vezes que levamos a cabo atividades conjuntas, é sempre ele quem cria confusão ou qui acusa os outros. E todas estas acusações contra os colegas acabam por desincentivar a equipa toda, o que faz com que em seguida cada um prefira trabalhar sozinho. Foi o caso com o Movimento « Os Ativistas Angolanos na Díaspora »(A.A.D.) começado em novembro passado. Naquela altura ele tinha acusado-me de tudo que já relatei acima, e depois criticou o companheiro Massunguna por ter convocado uma manifestação em Bruxelas diante da sede da União Europeia em nome da sua organização MPDA. Simplesmente porque esta manifestação estava inicialmente prevista para ser organizada pelos A.A.D.


Um outro defeito do B10P que envenenou as nossas relações de trabalho é que ele gosta muito de « aparecer », de ter visibilidade. Por isso quando um outro indivíduo tem um pouco mais  de protagonismo ou de visibilidade no grupo ele não se sente bem. Por isso acusou-me de aproveitar da sua fama para ser conhecido. Isto em novembro de 2013.


Este defeito faz com que aquando de cada manifestação que organizamos em Paris (França) o B10P nas redes sociais a apresenta como sendo ele o líder que está a organizar tudo. Enquanto que cada manifestação é organizada com os esforços coletivos, conforme já relatei acima.


Aqui em França o B10P não é conhecido como o foi em Angola. A não ser no Facebook. Para além dos que lhe conheceram em Angola, ninguém mais lhe conhece. E ele não tem suficiente capacidade mobilizacional de organizar uma manifestação sozinho aqui na díaspora e que possa conhecer sucesso. É a razão pela qual sempre tem pedido o meu apoio, o do companheiro Massunguna e o do Van.


Em seguida, durante as manifestações ele se precipita tirar fotos em frente de todo mundo para fazer crer que ele foi o elemento capital da manifestação.
Todos os angolanos devem saber que nenhuma manifestação que se organizou aqui em França a foi pelos esforços unilaterais do Brigadeiro 10 Pacotes. Todas elas foram realizadas com os esforços de todos nós. Mesmo se verem os seus comentários no Facebook ou quando lhe verem em primeiro plano nas fotos das manifestações, não se esqueçam do que disse acima. Ele não organiza tudo sozinho.
 

Na manifestação de terça-feira passada, 29.04.2014, o B10P não desempenhou nenhum papel de relevo. Não falou no megafone, não foi assinar a declaração da manifestação na Prefeitura da polícia, e não teve nenhum papel de destaque. Mas algures no Facebook li que foi ele quem a organizou. É triste apoderar-se dos esforços coletivos e em seguida apresentá-los como sendo seus !


Na manifestação de Novembro de 2013, a verdade seja dita, foi ele quem encorajou-nos a organizá-la. Mas uma das pessoas que participou ativamente na preparação e que a animou sou eu. O B10P não gostou de ver-me no primeiro plano e a falar com o megafone por isso até hoje nunca publicou os vídeos daquela manifestação. Enquanto que ele filmou toda a manifestação. Perguntem-lhe porque não publicou até hoje os vídeos daquela manifestação ?


Durante a nossa curta colaboração (que começou em novembro e terminou em dezembro 2013) o B10P sempre acusou-me de certas coisas, mas nunca dei ouvidos àquilo porque tenho sempre posto os interesses da nação acima dos meus pessoais. E é por isso que aceitei ir dar o meu apoio aos compatriotas na manifestação de terça-feira 29.04.2014, mas não queria encabeçar nada. Isto, também para evitar polémicas com ele. Porque conheço bem quão criançola ele é.
Mas desta vez o compatriota foi longe demais ao inventar grosseiras acusações.


Eu estou a arriscar a minha vida defendendo os direitos de todos, dando a cara em certos canais televisivos, e ele perdeu o seu tempo orquestrando planos maquiavélicos contra mim.


Naquela mesma quarta-feira, 30.04.2014, quando recebi a notícia desta acusação, estava regressando dos estúdios do canal francês France 24 onde tinha ido denunciar as práticas repressivas e ocultas do regime do senhor José Eduardo dos Santos.


Fui o único angolano naquele dia aqui em França, e creio também em toda Europa e talvez até no mundo, que passou ao mesmo tempo num canal televisivo para contestar a falsa imagem de Angola que o senhor José Eduardo dos Santos está a transmitir ao mundo.


Falei da pobreza extrema na qual os angolanos continuam condenados a viver, enquanto que a economia angolana continua a crescer de maneira exponencial. Critiquei a falta de água, eletricidade e saneamento básico nos bairros periféricos de Luanda e de Angola em geral. Denunciei a corrupção e o nepotismo, consistente a partilhar as riquezas do país entre os governantes e os seus familiares e amigos mais chegados. Denunciei também a falta de liberdades e nomeadamente a repressão contra as manifestações.


Todos aqueles que entendem o francês podem acompanhar o que acabei de relatar nos dois vídeos abaixo.


Enquanto eu defendia os direitos do nosso povo sofredor, o Brigadeiro 10 Pacotes algures em França estava inventando mentiras contra mim apenas para sujar o meu bom nome. Tudo isso motivado por um ódio visceral que nutre contra mim ; cuja verdadeira  razão ignoro !


Mas, Deus é justo e a justiça divina nunca falha. As falsas testemunhas terão a recompensa que merecem.

Eu estou na política e o B10P é um artista engajado. As nossas estratégias de luta e/ou modo de atuação não são os mesmos. Mas os objetivos e os resultados esperados são os mesmos. E que são : ver Angola livre da ditadura, da corrupção, e se tornar numa nação democrática, desenvolvida e de estado de direito. Entre outros. O facto de termos diferentes estratégias não é motivo para brigarmos.


O B10P está sempre de acordo para avançarmos com uma manifestação quando algo não está bem. Mas desde que chegou em França nunca o vi passar num canal de televisão para defender os direitos dos angolanos. Mas eu já o fiz algumas vezes.


Não digo que a manifestação seja inútil, porque ela é necessária para alertar o mundo sobre o que se passa realmente no nosso país. Mas o impacto da televisão é maior do que o da manifestação. Porque quase todo mundo vê a televisão, mas nem sempre as pessoas estão informadas sobre as manifestações.
Eu vivo em Paris (França) que é uma das cidades do mundo onde mais manifestações se organizam. Mas as vezes fico sem saber que tal dia houve uma manifestação.


Tenho causas mais nobres a defender na minha vida. Não tenho tempo de rebaixar-me ao nível dum indivíduo que age de maneira tão vil como agiu o Brigadeiro 10 Pacotes.


O que ele acabou de fazer contra a minha pessoa demonstra quão perigoso ele é. Ele apenas fica satisfeito quando os outros realizam a sua vontade. Quando não concordam com ele e que não  fazem o que quer que façam, aí a sua personalidade se transforma sendo capaz de todos os excessos verbais. E é exatamente por isso que ele agiu desta forma comigo.


À laia de conclusão, gostaria de deixar claro que eu não fui corrompido, porque não estou à venda !

E não sou também corrupto. E é por esta razão que associei-me a um outro incorruptível que se chama : Abel Chivukuvuku !


Pois, a sua idoneidade moral em matéria de corrupção, as suas convicções, as suas capacidades assim como as suas qualidades políticas e humanas correspondem com a minha conceção de líder político. Por isso juntei-me a ele e aos outros companheiros no projeto CASA-CE.


Não fui na CASA-CE em busca de dinheiro. Porque a CASA-CE não tem dinheiro para distribuir aos seus militantes. Quem gere os dinheiros do país é o MPLA. Assim sendo, se o dinheiro fosse a fonte da minha motivação política, então a lógica recomendaria que eu ingressasse de preferência no MPLA, que é Partido-Empresa.


Não sou pago pela CASA-CE. Trabalho de maneira voluntária e gratuita. Quando a Representação da CASA-CE em França foi lançada, não recebíamos um tostão para funcionar. Funcionávamos com as contribuições que fazíamos. E um dos maiores contribuintes da CASA-CE em França era eu. E isto, durante mais de um ano. As ajudas financeiras do Partido nos foram outorgadas apenas a contar do final de 2013.


Então, isto contraria sobremaneira a tese de corrupção levantada contra mim pelo Brigadeiro 10 Pacotes. Porque alguém com sede desmesurada de dinheiro não pode ao mesmo tempo ser o maior contribuinte duma organização.


Tornei-me membro e militante da CASA-CE porque sou um homem de convicções. E enquanto isso, a CASA-CE parece-me, neste momento, ser o único Partido ao qual posso pertencer em Angola.


A minha verticalidade ou seja a minha integridade moral é inquestionável. E isto o tempo o comprovará !


O tempo é um excelente aliado que nunca falha. Tarde ou cedo a verdade virá à tona. Quem viver verá.

A minha liberdade de consciência é total e não negociável.


Tudo o que tenho feito para a CASA-CE o faço por patriotismo. Porque eu quero um dia ver a Angola dos meus sonhos tornar-se realidade. E a CASA-CE é a força política que me parece, neste momento, ter à vontade real de provocar esta mudança quanto cedo possível. É apenas questão de tempo !


Os dois vídeos que acabei de publicar no meu Facebook são provas mais do que evidentes que estou a lutar em prol duma Angola melhor para todos os angolanos de Cabinda ao Cunene.


Estou a arriscar a minha vida. Nem qualquer pessoa aceitaria passar na televisão e criticar um regime tão feroz como o do senhor Eduardo dos Santos. Para se fazê-lo deve-se ser um homem ou mulher corajosa e convicta.


Por Angola, continuarei a dar o meu contributo, na medida do possível, para que este país possa um dia chegar a ser uma grande nação ao nível mundial, e que todos nós angolanos possamos ser orgulhosos dela.


Apresento as minhas sinceras desculpas aos leitores que tiveram a fastidiosa tarefa de ler o longo texto que redigi em três partes a fim de repor a verdade dando a autêntica versão dos factos.


Era preciso que explicasse tudo quase pormenorizadamente para provar aos angolanos e ao mundo que tudo isto não era nada mais nada menos que uma cabala que visava apenas sujar a minha reputação enquanto pessoa e enquanto líder da CASA-CE na Europa, mas também a CASA-CE ela mesma. Porque atualmente o nosso maior adversário político, o Partido no poder, está aterrorizado com a ideia de saber que o povo está a aderir massivamente à CASA-CE (conforme testemunham os enormes comícios  feitos ultimamente pelo Presidente Chivukuvuku na Lunda-Norte e Benguela) e que o poder está a escapar-lhe pouco a pouco. Por isso procura desencorajar os militantes com vista a destruir a CASA-CE duma maneira ou duma outra.


Dito isto, agora resta-me apenas esclarecer que apesar de ter reagido prontamente e abundantemente a estas acusações, estou calmo, sereno e de consciência tranquila !


A partir de agora já não vou mais reagir aqui nas redes sociais e nem em outros lugares ao que diz respeito a este assunto.
O próximo encontro com o Brigadeiro 10 Pacotes será no tribunal dentro em breve. O meu advogado já está a tratar do caso.
Voltarei aqui neste espaço somente para dar a conhecer a sentença ou veredito (o resultado do julgamento) do tribunal a todos os angolanos e amigos de Angola.


Todavia, se o meu e nosso compatriota, o Brigadeiro 10 Pacotes aceitar apresentar desculpas públicas pelo erro que cometeu caluniando-me, poderei rever a minha decisão e abandonar o processo que já está a começar.
 

Aos angolanos deixo a seguinte mensagem : 2014 deve ser o ano do Patriotismo, Cidadania e Ativismo. E só assim conseguiremos ter a Angola dos nossos sonhos (com o engajamento de todos na vida pública) !
 

Pois, todos os povos livres do mundo consentiram sacrifícios para que um dia pudessem ter o tipo de sociedade que almejavam.


Se nós angolanos também quisermos um dia ter a Angola dos nossos sonhos, devemos todos nos implicarmos na vida pública do nosso país e começarmos a fiscalizar os nossos governantes.

 
Paris, aos 03 de Maio de 2014


Emanwell MAYASSI « Patriota Liberal »
E-mail : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Blogue : www.sempre-angola.blogspot.com