Alemanha - Expresso por este meio  a minha indignação e decepção pelos partidos da oposição política angolana que não assumem o seu papel real como opositores e entre eles está a FNLA .

Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

ImageQuando uma vez Pepetela disse , que com essa oposição José Eduardo dos Santos ainda pode governar nem que seja  mais 100 anos , alguns xinguilaram  justa ou injustamente  neste momento pouco importa , mas me parece que o mesmo não deixou de ter razão.

A outra verdade é que  nota-se   claramente  que  JES  para além de ter conseguido  idiotizadar    uma parcela  da oposição , toma  a outra parcela por otários   que portam-se como cães que ladram mas não mordem  perseguindo o mesmo osso.

Para aqueles que não sabiam , estou entre aqueles jovens de ontem que  antes de saltarem para o MPLA , percorreram as regiões do baixo Zaire e não  escaparam as esfregas e brutalidade dos treinos militares na famosa base do Kinkuzo.

Éramos miúdos  cada um lançado á sua sorte ou azar , e estavam lá o :  Jones , Cadete, Filipe, Roberto , Jairzinho , Tony e Belito ambos irmãos do falecido Teta Lando .

Acúrsio , ex bolseiro na Bulgária , o Belo ( Berlamino ) meu companheiro de fuga para o Congo -- Lágrimas  por aqueles ja não estão vivos pois a ironia do destino marcou-nos caminhos  diferentes.

Conheci  pessoalmente alguns dos maiores e grandes estrategas militares da FNLA , onde se despontavam os comandantes Margoso , Barroso, Barrete , Narciso e Rómulo esses dois últimos antigos desertores do exercito português

 

Hoje admira-me ver uma FNLA toda ela esfarrapada caminhando galopantemente rumo ao nada , parecendo pessoas que perderam a sua condição de seres pensantes e meras estatísticas da parcela idiotizada por JES.

 

Por mais respeito , simpatia e admiração que tenho por algumas pessoas ligadas ao resto da FNLA que ainda existe , não encontro outras palavras  para exprimir a  minha grande decepção e tristeza por ver uma FNLA  tão coxa e manca como nunca.

Não se conhece  um verdadeiro projecto alternativo oferecido pela FNLA aos cidadãos angolanos , o que se conhece são as brigas entre uns e outros pelo cargo de presidente , e a forma como se fosse uma bola , como o regime tem tratado tanto um como o outro candidato.

 

Com este sopro quer apenas fazer com que a oposição angolana no geral ,  mesmo adormecida e totalmente anestesiada por JES , entenda que existe uma parcela cada vez maior de angolanos que não se sentem representados  por eles.

 

Cada vez há mais angolanos também ganhando consciência de que com este tipo de opositores estão condenados á nascer , crescer e morrer escravos dos chineses, russos , portugueses , brasileiros , senegaleses , malianos , santomenses , libaneses e outros na sua própria terra.

Grande parte da responsabilidade pelo estado de decomposição moral , ética , social , cultural e política em que o pais se encontra , também é da oposição  , temos que ser sensatos pois se a nossa atitude fosse outra  acredito que não se teria chegado assim tão longe..

 

E é exactamente  culpa da tal parcela  de opositores inertes , domesticados e idiotizados por JES , os que concordam com quase tudo e na hora em os outros querem decretar tolerância zero contra o ditador angolano são utilizados como travões.

Os que não acreditam que Angola pode ser governada da melhor maneira , com JES entregue á justiça internacional para ser julgado e condenado pela morte de tanta criança como consequência da corrupção e por  outros tantos crimes silenciados .

Se os nossos partidos da oposição continuarem assim tão fracos e recuarem  sempre que ouvem um tiro   vão acabar por estar todos á deriva e correrão o risco de amolecerem  como está a FNLA hoje.

Quanto mais uma oposição for activa , mostrando sempre uma postura de coragem e seriedade além de obrigar o regime á telê-lo em consideração os cidadãos deste país e a democracia por sua vez ganham com essa atitude.

 

Que Deus ajude os angolanos e Angola a se livrar da ditadura Eduardista

 

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby