Luanda - A capital angolana tem sido assolada nos últimos dias por uma doença chamada Chikungunya, mas mais conhecida por Catolotolo. Na origem dessa doença os médicos apontam as  péssimas condições de saneamento básico em Luanda.

Fonte: VOA

Com sintomas de febre, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos, dores de cabeça e musculares e manchas vermelhas na pele, o conhecido catolotolo atinge crianças e adultos.

O médico Maurílio Luiele (na foto), afirma que esta doença provém dos mosquitos, os mesmos insectos que transmitem a dengue.

“Catolotolo é uma doença viral conhecida nos meios científicos como Chikungunya e transmitida pelo mesmo mosquito causador da dengue”, diz

Aquele especialista afirma ainda que a cidade está diante de uma verdadeira epidemia e não há qualquer controlo por parte das autoridades.

Maurilio Luiele, disse que mesmo não sendo uma doença letal, a Chikungunya reduz e muito a produtividade no país. “As pessoas deixam de trabalhar, não vão à escola, por isso creio ser uma situação grave”, conclui o médico.  O diagnóstico desta doença diferencia-se, no entanto, da febre hemorrágica da dengue