Luanda - As direcções provinciais de Energia e Águas estão sem suporte orçamental para implementar e sustentar os projectos e infra-estruturas ligadas ao controlo da qualidade da água para consumo humano, afirmaram nesta sexta-feira, em Luanda, os participantes do seminário nacional sobre controlo da qualidade da água.

Fonte: Angop
Musseques de luanda.jpg - 25.94 KBOs gestores daqueles órgãos chegaram a essa conclusão após as apresentações e discussões dos diferentes assuntos do sector num seminário que decorreu de 3 a 4 Julho, em Luanda.

No final do encontro, os participantes recomendaram à Direcção Nacional de Águas (DNA) a criação de condições técnicas para dar continuidade aos trabalhos de assistência técnica, já iniciados.

Os participantes referiram que, durante a criação e implementação das ferramentas de apoio à gestão dos sistemas de abastecimento de água (Controlo da qualidade da água), notou-se a falta de quadros competentes para a aplicabilidade efectiva das mesmas.

Realçaram que a proposta da DNA de Regulamento do Controlo da Qualidade de Água para consumo humano deve ser concebida como uma fase inicial dos demais documentos legislativos sobre a qualidade da água para outros fins com evolução comparativa com legislações internacionais.

Os participantes recomendaram ainda a formação e capacitação contínua dos técnicos do sector das águas e específica para assegurar a operacionalidade dos laboratórios. Reconheceram que o sector das águas ainda carece de legislação específica para o controlo da qualidade da água.

Concluíram que as direcções provinciais devem elaborar anualmente a proposta de orçamento para a concretização dos Planos de Controlo de Qualidade da Água e os Planos de Formação de Quadros.

O evento contou com a participação de directores provinciais de Energia e Águas, representantes de administrações municipais, dos ministérios do Ambiente e da Saúde, Organizações Não-governamentais, Universidade Agostinho Neto, institutos públicos, empresas de água e saneamento, consultores convidados, peritos da assistência técnica à DNA, técnicos da DNA e das direcções provinciais de Energia e Águas.