Lisboa -  O Chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), general António José Maria é acusado de ter se atirado  contra um soldado,  por  o  encontrar  sentado na guarita. (Por norma os soldados de sentinela  tem de ficar de pé neste lugar de vigia)

Fonte: Club-k.net

O episódio aconteceu na noite de terça-feira do dia 17 de Junho,  quando aquela alta patente militar  deslocou-se ao quartel general do comando do exercito (Ex- R-20). Ao encontrar o soldado sentado, este oficial  superior   que praticou artes marciais na era colonial,  assaltou o soldado distraído  tendo lhe retirado a arma AKM.

Um dos soldados ao ver o seu colega a ser assaltado pegou na sua arma para fazer disparos, tendo recuado por ter reconhecido que se tratava do general António José Maria.

De lembrar que o general Zé Maria tem a reputação de ser um dos oficiais superiores do exercito que é bastante exigente para com os soldados. Torna-se áspero quando encontra  os seus inferiores hierárquicos com a farda desajustada ou em posições distanciadas das normas militares. O mesmo tem antecedentes de disciplinar os soldados  com as próprias mãos.

A  recente ação do general António José Maria  contra o referido soldado esta a ser vista, pelos militares,  como um plano seu destinado a afastar o comandante daquele quartel militar  sob alegação que aquela unidade estaria sem segurança.  Esta visão vai ao encontro de uma matéria recentemente publicada pelo Maka Angola, em que o general é descrito como estando a criar instabilidade no exercito.