Ganda - O nacionalista Jorge Valentim enalteceu neste sábado, no município da Ganda (Benguela), os feitos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, cujo contributo valioso permitiu a conquista da paz em Angola.

Fonte: Angop

Dissertndo numa palestra, enquadra na jornada comunitária do Movimento Nacional Espontâneo, na província de Benguela, Jorge Valentim destacou a paciência e a sensibilidade politica de José Eduardo dos Santos, cujo epílogo foi a oportunidade de discussão para a conquista da paz, baseada no reconhecimento sereno de que todos somos importantes para o país.

Reafirmou que a magnanimidade do Presidente da República deve constituir exemplo para juventude angolana e para os adultos também, sobretudo retendo-se como dádiva de memórias.

"No momento da tomada de posse de José Eduardo dos Santos, em substituição Presidente Agostinho Neto, devido ao seu desaparecimento físico, em 1979, referiu que não era uma substituição fácil e nem tão pouco lhe parecia ser uma substituição possível, mas uma substituição necessária", parafraseou, afirmando que, naquela altura, vários problemas se impunham resolução imediata.

Apontou a defesa da independência de Angola e a soberania nacional que precisou de movimentar, mobilizar nacionalistas patrióticos, agentes decididos para asseguramento da Nação, numa altura em que o país era invadido e atacado por forças mercenárias, em particular da África do Sul do apartheid.

Destacou ainda a manutenção da unidade nas fileiras do partido MPLA, então força dirigente do Estado angolano, que segundo Jorge Valentim levou ao cumprimento dos objectivos estratégicos, dando solução aos problemas sócio-económicos e políticos.

“Na altura faltava água, escolas, estradas, destruídas pela guerra, mais ainda após a rejeição dos resultados das eleições de 1992”, recordou, antes de acrescentar que, perante tais desafios, a mestria do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, destacou-se no país e resto do mundo, tendo conseguido apaziguar e reconciliar os angolanos.

A palestra juntou cerca de 600 assistentes, de vários extractos sociais, com relace para o administrador da Ganda, António Kalianguila, entre representantes do governo provincial e da Administração local.