Luanda - Um surto de sarampo que tem vindo a afetar o município de Chongorói, no litoral centro de Angola, já atingiu mais de 200 pessoas e provocou duas mortes, segundo números divulgados pela autoridade municipal de saúde.

Fonte: JN

Hospital.JPG - 27.39 KBEntre janeiro e junho, nas 17 unidades de saúde do município, na província de Benguela, foram identificados 202 casos de sarampo, dois dos quais fatais.

Face ao avolumar do número de infetados, a autoridade municipal de saúde confirmou à imprensa local ter lançado uma campanha de educação para a saúde junto dos cerca de 80 mil habitantes de Chongorói, o mesmo acontecendo com a vacinação de rotina.

Nos últimos meses, têm sido conhecidas centenas de casos de pessoas infetadas por sarampo, várias dezenas dos quais terminaram em morte, nas várias províncias de Angola.

Em fevereiro deste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu em comunicado que Angola está ainda entre os países com surtos epidémicos de sarampo, com 4458 casos registados em 2012, apesar de uma quebra histórica da doença a nível mundial.

Segundo a OMS, Angola está em 4.º lugar entre os países com maior incidência de sarampo, depois da República Democrática do Congo, com 72029, do Burkina Faso, com 7362, e da Nigéria, com 6447 casos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de elevada mortalidade em crianças não-vacinadas.