Luanda - Perguntas e respostas com o Presidente e Diretor-geral da COCHAN Leopoldino Fragoso do Nascimento

Fonte: COCHAN

África, enquanto continente, está a passar por um ressurgimento do crescimento e do desenvolvimento económico. Até onde podem ir as empresas angolanas neste novo clima?
A resposta, numa única palavra, é: longe. Angola tem um papel central na história de sucesso de África. Temos uma das economias em mais rápido crescimento do mundo, graças aos ricos recursos minerais e à estabilidade macroeconómica. Isto significa uma Angola mais forte, que atrai investimentos significativos em eletricidade, estradas, clínicas, habitação e instituições de educação. Trata-se de uma oportunidade tremenda para qualquer empresa que procure conquistar o seu lugar nos serviços, produtos e infraestruturas que estão na base da nossa economia.

Em que medida este crescimento é sustentável?
O crescimento é sustentável enquanto os fundos continuarem a ser canalizados para a saúde e a educação, dando às gerações mais jovens a oportunidade de contribuírem para o progresso do nosso país. O investimento não pode ser puramente financeiro. Temos a obrigação de fazer um investimento social, que inclua a criação de empregos e a formação laboral.

De que forma a Cochan se conseguiu estabelecer?
Surgiu desta ideia de crescimento sustentável. Eu estava interessado em criar um impacto positivo e duradouro nas nossas comunidades. Queria ajudar as empresas a tornarem-se líderes orgulhosas, independentemente do setor em que operassem, e que ficassem conhecidas pelos seus padrões de qualidade e pela inteligência empresarial. Comecei pelo setor das telecomunicações, devido à minha experiência nas telecomunicações e na engenharia. No entanto, rapidamente percebi que as melhores práticas numa área podem ser aplicadas em muitas outras. Utilizei a minha experiência, em parceria com muitas mentes brilhantes, para criar uma visão – e uma plataforma – para o crescimento empresarial.

Como descreveria a sua abordagem?
Pretendo capacitar as empresas. Quero criar estratégias sólidas que constituam a base para o sucesso a longo prazo. O investimento de capital deve ser um agente positivo para a mudança e uma força benéfica para a sociedade. Não há motivo para ter ambições modestas.

Como identifica oportunidades de crescimento?
Identifico uma procura potencial e mobilizo capacidades que lhe correspondam. Tem sido uma experiência de aprendizagem, mas extremamente bem-sucedida. Julgo que é essencial compreender o cenário concorrencial, os desafios exclusivos de cada mercado e setor, assim como a forma como os recursos podem ser mobilizados com eficiência.

Que recomendação faria a empresas que procuram crescer num mercado emergente?
Compreendam o vosso consumidor. Identifiquem as tendências que surgem no horizonte. Compreendam o vosso ambiente empresarial, incluindo regulamentos, códigos e requisitos de acesso. Preparem-se para trabalhar arduamente com os parceiros certos e com as pessoas certas. Ser irrequieto ajuda. Sempre o fui, em toda a minha carreira. As oportunidades passam depressa, e estou sempre à procura de novas ideias e soluções. Além disso, como é evidente, o trabalho deve satisfazê-lo tremendamente, tal como aconteceu comigo.