Lisboa –   O comandante geral da Policia Nacional, Ambrósio de Lemos  Freire dos Santos, anunciou internamente a criação de uma comissão de trabalho destinada a restruturar  o Comando da Polícia de Intervenção Rápida (PIR). 

Fonte: Club-k.net

O Objectivo, segundo fez saber, na sua comunicação datada de 16  Junho passado,  é o de proceder a restruturação daquele comando em termos de meios de forças, com a finalidade de lhe conferir uma nova dinâmica do cumprimento das suas atribuições.

 

Ambrósio de Lemos compreende que a PIR é um órgão estratégico da Polícia Nacional no combate a criminalidade, visando a manutenção da ordem e da tranquilidade publica no seio das comunidades e que por esta razão o pessoal que integra esta força  policial deve possuir comportamento exemplar, que não deixe margem de duvidas quanto a sua forma a atuação (nos termos da lei e dos regulamentos que regem a actividade da corporação).

 

A comissão de trabalho para restruturar a PIR é coordenada pelo pelo 2o  comandante geral da PN para proteção e intervenção, Comissário-chefe Salvador José Rodrigues. Integram a mesma os seguintes oficiais superiores a saber:

 Comissário-chefe Jorge Antunes, Inspector Geral da PN

Comissário Luís da Fonseca Cadete, Director Nacional dos Recursos Humanos/PN

Comissário Arnaldo Manuel Carlos, Director do GEIA/PN

Comissário José Carlos Cunha da Piedade, Diretor do GER/PN

 

A referida comissão ao qual lhe foi dado 45 dias como prazo para concluir o seu trabalho, tem a seguinte  finalidade a saber: 

a) Inteirar-se  da estrutura funcional do CPIR

b) Estudar possibilidade de se proceder a depuração de efectivos dos órgãos

c) Propor medidas concretas respeitantes a modernização e complemento do órgão em termos de meios diversos e de forças

Conforme orientação de Ambrósio de Lemos, para a prossecução  das tarefas inerentes a missão, o coordenador da  comissão pode solicitar a participação de técnicos afetos aos distintos órgãos da Policia Nacional.