Luanda - A Marinha portuguesa deverá apoiar Angola na criação de uma escola de tecnologias navais para sargentos e praças, disse hoje o comandante da Marinha de Guerra angolana, almirante Augusto da Silva Cunha "Gugu".

Fonte: Lusa

Em causa está o objetivo de Angola em seguir o modelo português da Escola Técnica Naval da Armada, no âmbito da formação dos militares daquele ramo das Forças Armadas Angolanas, que hoje comemora 38 anos de atividade.

"Nós, dentro do sistema de ensino da Marinha, tínhamos a necessidade de criação da escola de tecnologias navais. E Portugal tem uma escola semelhante, essa escola é uma escola técnica, que dá uma formação técnica, prática, aos sargentos e praças", explicou aos jornalistas o Chefe de Estado-maior da Marinha de Guerra de Angola.

A Marinha angolana já tem em funcionamento a sua academia militar, cuja formação dos primeiros licenciados - de cursos superiores com cinco anos de duração - deverá estar concluída no início de 2016.

Além do alargamento e reforço de cursos desta instituição de ensino superior, a Marinha pretende avançar com a implementação de uma escola técnica.

"Portugal, com a experiência que tem, de muitos anos, neste tipo de formação, tem todas as condições para nos apoiar neste aspeto", disse o almirante Augusto da Silva Cunha "Gugu".

Presente em Angola para assistir às comemorações do aniversário da Marinha, o Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA) de Portugal confirmou que "está a ser preparado" um protocolo a ser assinado em breve, em Lisboa, pelo congénere angolano.

"A área prioritária continua a ser a formação, é a base da construção de uma Marinha", disse o almirante Luís Manuel Fragoso, à margem de uma visita oficial à província de Benguela.

A Marinha angolana foi fundada a 10 de julho de 1976 aquando da visita do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, à base naval de Luanda, após garantida a independência.

O papel futuro da Marinha foi exaltado nessa altura por Agostinho Neto a partir do convés da lancha "Escorpião", herdada do exército português.