Luanda –  O antigo  administrador executivo da Sonangol, Batista Muhongo Sumbe  é citado como estando activo  no sector privado através do Grupo Vernon,  o  braço empresarial do Vice- Presidente da República, Manuel Vicente.

Fonte: Club-k.net

Antigo Representante da Sonangol em Houston,  Sumbe é o quadro a quem Manuel Vicente mostrava preferência para o substituir na Presidencial da única petrolífera estatal, mas que seria chumbado  pelo Presidente José Eduardo dos Santos.  Quando deixou o cargo de administrador- executivo, em meados de 2013,   ventilou-se   que trabalharia no gabinete do Vice-Presidente da República o que nunca  veio a se verificar.

 

O Grupo Vernon na qual esta associado  tem  como Presidente do Conselho de Administração um sobrinho seu,  Fernando Osvaldo dos Santos.  Há poucos anos atrás o administrador principal era Mirco de Jesus Martins, enteado de Manuel Vicente.  

 

Este grupo empresarial opera na área da construção civil, desenvolvimento agrícola, Industria de petróleo. Tem vários  parceiros estratégicos em formato de ‘joint-venture’ com algumas das empresas mais prestigiadas no sector do petróleo e gás.