Alemanha - A secreta angolana me parece ter reactivado esquadrão brutal que inspirado por Kundi Paihama fez cenas incrivéis e inesquecíveis nos anos 1976/77 . brutalidade que ?

Fonte: Fórum Livre Opinião & Justiça

Admira-me quando se fala do nascimento e da tragetória cruel de quase todos os serviços secretos que Angola já teve ao longo destes perto de 40 anos nunca se falar dos kwanhamas um povo tão humilde de onde nos anos 1976/77 , o brutal Kundi Paihama tinha recrutado alguns homens que foram utilizados como maquinas torturadoras.

E se a história de Angola fala de grandes Reis como Mandume Ya Ndemufaya e rainhas como ,Nzinga Mbandi e outros que lutaram e ajudaram os angolanos a realizar sonhos e a ter um nível de vida tão melhor no tempo colonial do que este que os angolanos têm hoje.

Então não podemos ignorar também pessoas como Kundi Paihama e outros que tudo fizeram para serem reconhecidos como os mais cruéis que Angola já alguma vez teve acima de tudo pela forma como eles conseguiram instrumentalizar uma parcela daquele humilde povo kwanhama.

Kundi Paihama será recordado qualquer dia como o símbolo da crueldade em Angola , pois não conheço nada de bem feito por ele para ser reconhecido como um grande nacionalista , está entre aqueles que até a sua morte não mostrará qualquer sinal de remorso pelo que provocou aos angolanos com a brutalização daqueles humildes kwanhamas.

A manipulação da consciência daqueles homens kwanhamas menos esclarecidos , analfabetos e ignorantes que eram recrutados antigamente e exclusivamente por Kundi Paihama , hoje parece se ter tornado num forte das chefias dos serviços secretos angolano pois só assim se entende o grande numero desses homens na guarda presidencial e nos esquadrões da morte existente no país.

Eram homens brutalizados e idiotizados de tal maneira , que acabaram por se constituir numa espécie de esquadrão militar mais brutal e cruel que Angola já conheceu , e que nem a própria Disa e a Contra Intiligencia Militar conseguia controlar porque se dizia que dependiam exclusivamente do então comandante e também brutal Kundi Paihama .

Aqueles homens pareciam seres caros , produziram cenas chocantes algumas das quais inesquecíveis quer no patrulhamento, nas rusgas , na caça aos fraccionistas e no aeroporto 4 de Fevereiro quando estivessem de serviço .

Nunca eram vistos com um sorriso nos lábios , e alguns deles as duas únicas palavras que sabia pronunciar em português eram " Papel com foto " na hora em que tinham que identificar algum azarado que caísse nas suas mãos .

Eram bem constituídos fisicamente , nas cadeias onde estiveram destacados sabiam intencionalmente desferir golpes brutais com grande rapidez aos presos quando eram chamados para torturar.

Quando estivessem a bater alguém nunca falavam , e os sucessivos socos , cotoveladas e pontapés no rosto ou na cabeça dos presos mesmo quando estes já estivessem a sangrar nem isto os retraia.

Pelo que se conhece da vocação e carácter brutal de comandantes de outro ora como Ludy Kissassunda , Onambwé , Nga Kumona , Kundi Paihama , Zé Maria e outros tantos , não tenho duvidadas de que aqueles homens estivessem treinados para odiar a politica

e iludidos pelas palavras de ordem propagandeada pelo MPLA de que o povo é quem mandava..

Eles agiam como se estivessem proibidos em discutir ou até mesmo em manter uma simples conversa seja com quem fosse , que não pertencesse a sua etnia ou grupo sob comandância de Kundi Paihama .

E se o jovem Nito Alves numa das torturas que sofreu recentemente recorda-se que alguns dos seus torturadores não falavam português e pareceu-lhe que não o entendiam .

Então não tenho duvidas de que os serviços secretos angolano para manter o controle da situação para além dos mercenários de vária origem africana e não só que tem , acabou mesmo por reactivar os chamados antigamente " Papel com foto ".

Não é novidade para ninguém essa estratégia de governação de Angola por parte de JES , em manter tudo sobre controle através do aumento cada vez mais feroz do clima de medo e terror. .

Sei que alguns desses homens estiveram presentes em algumas secções de tortura na cadeia de S.Paulo e foram muito brutais para com as nossas irmãs ,Maria Bartolomeu , Luísa Fontes entre outras falecidas.

Existem relatos arrepiantes contados mesmo até hoje por mulheres que se escaparam da morte nas cadeias de S.Paulo e casa da reclusão que abandonaram o país com a certeza de nunca mais voltar , enquanto o MPLA for poder em Angola.

Sempre que nos cruzamos por essa Europa o primeiro sinal que elas dão ainda embaladas pelas fortes emoções , são as lágrimas e não se envergonham em mostrar vezes sem conta as suas cicatrizes em algumas regiões do corpo.

E tal como eu , elas também ainda se recordam dos kwanhamas Miranda e do Kanhangulo este ultimo embora baixinho era dono de um soco tão violento que parecia treinado , para tal.

Para além do que já se sabe , imagino o que aquelas duas mulheres tão franzinas que eram , não devem ter passado no meio daqueles kwanhamas transformados , alucinados e treinados para torturar sem parar ?

 

( Matéria para uma Comissão de Verdade ) que o regime jamais aceitará criar , porque muitos assassinos até hoje ainda estão ai , orgulhosos , vaidosos e recompensados por terem sido tão brutais .

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby