Luanda - O Instituto Nacional de Estatística (INE) descartou esta quinta-feira, 17, em Luanda, qualquer responsabilidade sobre eventuais dados estatísticos que venham a ser publicados, antes da data prevista, como resultado do Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado no país de 16 a 31 de Maio último.

Fonte: Angop
Censo.jpg - 83.85 KBNuma nota de esclarecimento distribuído à imprensa, o Gabinete Central do Censo informa que foi com “bastante preocupação” que tomou conhecimento da divulgação de uma notícia publicada na edição de quarta-feira, do Jornal de Angola, sob o título “primeiros dados do Censo apresentados em Benguela”.

O documento refere que a publicação dos resultados provisórios do Censo, conforme já é do domínio público, está aprazada para o final do mês de Setembro do ano em curso.

O INE, explica a nota, está neste momento no processo de compilação, tratamento e validação dos dados recolhidos durante a operação de campo do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH).

Nesta conformidade, aquela instituição informa que não é a fonte primária dos dados publicados na materia em referência e que desconhece a sua origem que representa uma violação ao estipulado nos artigos 24º e 25º da Lei 3/11 de 14 de Janeiro de 2011 (Lei do Sistema Estatístico Nacional).

“O INE esclarece que os dados em referência não reúnem robustez técnica suficiente para serem utilizados. Um simples rácio entre o número de habitantes indicado (2.135.094) e o número de habitações (4.515) resulta em cerca de 473 habitantes por cada habitação, o que constitui, certamente, uma grave incoerência”, lê-se no documento.

Perante esta situação, O Instituto Nacional de Estatística apela a todas as autoridades centrais, provinciais, municipais e comunais que possam ter tido acesso, de forma menos correcta, aos dados recolhidos pelos Agentes de Campo, durante a operação censitária, que o respectivo uso será prejudicial para qualquer acção governativa devido as inconsistências que ainda possam apresentar.