Luanda – Escrevo este artigo de opinião por causa do Congresso da JURA (Juventude Unida e Revolucionária de Angola) que decorreu de 16 a 18 do corrente mês de Julho, nas instalações da Sovismo, em Viana.

Fonte: Club-k.net
Tudo aconteceu aquando da minha ida ao Tribunal Municipal de Viana para assistir ao julgamento do jovem Nito Alves, mas que ficou adiado sem data prevista. Motivado pelos jovens activistas e amigos de Nito, que após o anúncio do adiamento, colocamo-nos em direcção ao local onde se realizou o III Congresso da JURA.

Mesmo tendo estado acompanhar a emissão da referida estação, o que me chamou atenção foi a homenagem rendida aos ex-secretários-gerais desta agremiação juvenil do partido dos “maninhos”. Não sei se por esquecimento, mas não constatei o nome do antecessor do jovem Aly Mango, que aproveito felicitar pela sua eleição. Falo-vos de Mfuca Fuacaca Muzemba, acusado de corrupção e uso indevido dos símbolos do seu partido, certamente hão de lembrar do que estou a falar.

Vale dizer que Muzemba é uma pessoa amiga e conheci-o muito antes de ser eleito secretário geral da juventude do “Galo Negro”. Longe das paixões que possamos ter ou não, elevando em primeiro lugar a isenção que se impõe a profissão, não entendendo certamente os porquês que Fuacaca independentemente de ter supostamente cometido ou não o crime que lhe foi acusado pelos seus maninhos, deixar de ser ex-secretário-geral.

Ninguém deve ter se lembrado que dos efeitos positivos que o mesmo fez para esta organização, quer os delegados, quer o Presidente Isaías Samakuva.  

Pois que, a bono da verdade Mfuca Muzemba pode ter cometido mesmo ou não, neste aspectos eu não entro em detalhes por não dominar o assunto, mas a verdade é que este foi sim secretário geral do braço juvenil da UNITA, por ter sido eleito democraticamente e desempenhou por curto prazo o seu papel.

Pois era justo ser incluído no célebre acto de homenagens tal como os outros 13 ex-secretários, que presentes, ou fazendo-se representar, receberam os reconhecimentos merecidos.