A audiência decorreu da cerimônia do  30° Aniversário da  fundação do  Ministério para Migração e Integração  da Alemanha  (17.12.2008) em que Manuel Lotutala foi convidado. A Chanceler da República Federal da Alemanha foi a figura de alto nível aos evento do Ministério que é dirigido pela  Prof. Dr. Maria Böhmer, Membro do Partido CDU e do Parlamento Nacional da Alemanha.

Na cerimônia tomaram ainda parte diversos Ministros ligados a Emigração e Integração. Por parte do Continente Africano estiveram  representado os  seguintes paises: Angola, Guiné Conackry, Togo, Quénia, Moçambique.

No discurso de Abertura a Prof. Dr. Maria Böhmer na qualidade da Ministra agradeceu a participação da Dr. Angela Merkel que tem lutado para a melhoria da política dos estrangeiros na Alemanha tendo  salientado  que a Dr. Merkel lutou muito para ter um Ministério para o efeito, enquanto noutros Governos só havia encarregados para o efeito. Realçou que  com a formação do Ministério melhorou bastante a qualidade de prestação de serviços aos estrangeiros.

Por fim a Ministra apresentou os seus antecessores que também agradeceu bastante por ter iniciado um trabalho muito importante, os seus antecessores são: Heinz Kühn, Liselotte Funck, Cornelia Schmalz-Jacobsen e Marie Luise Beck.

A Dr. Angela Merkel na sua intervenção disse que antigamente o problema dos estrangeiros não era discutido em Conselho de Ministros “agora que tenho uma Ministra que me relata as actividades dos estrangeiros na República Federal da Alemanha, adaptamos a política dos estrangeiros do Reino Unido de Espanha e da França que têm uma vasta e longa experiência nesta matéria” disse.

Acrescentou que “mesmo assim só poderei acreditar em Integração quando existir um Governador Africano até mesmo um Ministro Africano, na procura de emprego não questionarem o ponto de que pais é que veio  embora que muitos deles apresentam passaportes alemães e com uma boa formação, foi assim que  com estas palavras terminou a intervenção de Angela Merkel.

Foram convidados os Embaixadores da Túrquia e de Portugal por apresentarem um número elevado de cidadãos residirem na Alemanha.


A Cerimônia terminou com um banquete.

Fonte: Club-k.net