Luanda - Angolano notável entre os notáveis, JOSÉ OLIVEIRA DE FONTES PEREIRA juntou ao seu perfil de Nacionalista e democrata convicto com alta “consciência de lugar” um talento e um activismo no campo artístico que abrangeram a composição, valorizada por si e por outros intérpretes, à exímia execução da Dikanza e da guitarra, o calor da sua voz, o fabrico de instrumentos artísticos e a criação músico-teatral.


Fonte: Club-k.net & BD

JOSÉ DE OLIVEIRA FONTES PEREIRA - Homem "integro" que participou activamente na luta pela  independência nacional. Foi esta figura singular e incontornável da vida e da cultura de Angola.

 

O nosso mais velho Malé fez história no Movimento Artístico de cariz nacional como arte popular no “Ngongo”, na “Escola do Semba”, no “Fogo Negro”, no “Henda Ya Xala”, sendo figura de proa em 1989, na homenagem à Liceu Vieira Dias e à sua Geração Artística, evento nascido por impulso da sociedade civil e onde compôs o belo tema “Kandandu ao Tio Liceu”.


O BD guardará para sempre uma grata memória deste intelectual, catequista, amado pai de família e artista.


Que sua morte inspire o surgimento de escolas de cultura!


Deus te tenha como nós te temos nos nossos corações. É assim, que familiares e amigos em Toronto estarão reunidos hoje as 6 da tarde na Igreja Saint Mary na cidade de Toronto em memoria de JOSÉ DE OLIVEIRA FONTES PEREIRA.


Lá se foi mais uma biblioteca nacional. O Malogrado  nasceu no dia 19 de Junho de 1939 e faleceu no dia 22 de Junho de 2014.

 

Deus te tenha como nós te temos nos nossos corações. Eterna saudade de toda família, amigos e todos que tiveram a oportunidade de o conhecer.

 

Tia Antónia