Lisboa  – A decana da  Faculdade de engenharia da Universidade Agostinho Neto, Alice de Fátima Ceita de Almeida está a ser censurada em meios académico em Luanda, por ter exonerado um professor daquela instituição sem comunicação previa, conforme atestam fontes que acompanham o assunto.

 Fonte: Club-k.net

No passado dia  16 de Julho,  aquela decana fez circular um despacho interno  determinando o afastamento de um professor, Filipe Lipi do cargo de coordenador do curso de bacharelato em  engenharia mecânica.

Alice  Ceita de Almeida é vista como a potencial  aspirante ao cargo de Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN) assim que terminar o  mandato do actual titular, Orlando Manuel José Fernandes da Mata.  A preocupação em torno da sua postura é associada a receios de que  ao se tornar  reitora um dia, a mesma  possa adoptar  tais praticas (exonerar sem comunicação previa),  contra  os professores. 

De lembrar que os reitores das Universidades publicas em Angola  são nomeados pelo executivo.  Porém,  Alice Ceita de Almeida geralmente apresentada como prima da Primeira Dama, Ana Paula dos Santos tem a seu favor as ligações a família presidencial mas também a sua própria competência e trajecto. 

 

{edocs}http://club-k.net/images/pdf/exoneracao-aliceceita.pdf, 710, 600{/edocs}