Luanda - Faz pouco tempo que fomos agraciados por um acordão do Tribunal Supremo pondo fim à boa vida que alguns elementos levavam. Muitos dos quais (agora detidos),ocupavam bons postos de trabalho no BNA e em outras dependências bancárias. Falo-vos do caso BNA! Quando postei a informação “cabulada” do Clubk, a maior parte das pessoas dizia que estavam a prender peixe miudo. Parei, pensei e cheguei à conclusão que se houvessem peixes adultos (tubarões e baleias da massa) certamente seriam levados e forçados a verem o sol aos quadradinhos.

Fonte: Club-k.net

O tempo mais uma vez passou, e fiquei redondamente espantado quando surgiu a notícia do furo de que o Banco Espírito Santo Angola tinha sido alvo. Logo pensei que estava aí uma oportunidade flagrante para os pescadores de homens conseguirem uma grande época e pescarem peixe graúdo. Pois, com esses valores levam 00000000000000, ou seja, muitos zeros que cansam às vistas, seriam desmascarados e trazidos ao público como aconteceu com Quim Ribeiro, Quina dos Santos e tantos outros.

Esse cidadãos pediram muito massa ao BESA e certamente assinaram papeis que os compromete, dizendo que devolveriam e bla, bla e bla. Construíram casarões; compraram carrões; gastaram milhões em boa vida e abusam de tantas outras coisas com valor de grau superlativo absoluto sintêtico. Edificaram prédios; construiram condomínios e vendem apartamentos T3,T4,T5 e por ai além com preços comparados aos olhos da cara e mandaram lixar quem emprestou a massa. Quantos comdonímios estão inabitados nas novas urbes de Luanda? Construiram quintas com quintais altíssimos e prostuituem pobres filhas de mães ainda mais pobres; compram a moral e mandam lixar quem emprestou a tal massa com que corrompem os valores éticos. Cheguei até a pensar numa conversar entre os devedores o especialistas de crédito, aqui identificados por BESA. Aqui vai a simulação: DEVEDOR: ‘Stou sim, quem fala? BESA: Daqui fala o especialista de crédito do BESA. DEVEDOR: Olha estou no Dubai, ligue amanhã, estarei no Brasil ou depois de amanha no Mussulo.ok?


BESA: Alô, aqui é o Gerente do BESA... DEVEDOR: hummm...E dai? Sabes quem Eu sou!? (Filha tire a boca daí, estou a ter uma conversa séria) BESA: Por favor, seu crédito tem um atraso de... DEVEDOR: Oh senhor, estou ocupado. Nao voltes a ligar,certo!? Ou queres que fechemos o BESA? BESA: pim,pim,pim ( sinal de corte de linha) Só ter havido muito banalização para termos chegado até este ponto. Pois são os conhecidos ricos que dão pouco aos pobres e quando dão cobram coisas imoráis ou impagáveis. São os mesmos que estão a depurtar o lema “ Crescer Mais e Destribuir Melhor”. São os mesmos que passam com carros top de gama, vidros fumados e olhar arrogante ao ponto de comter contra o pacato cidadão, este é que acaba na cadeia a custa do “Comandante, prende este sacana”. Ou então a famosa “sabes quem sou”? Agora sim, queremos saber quem sóis vós. Porque é que não aparecem ao público dizendo alto e bom som” Eu roubei a massa ao BESA”.

Sim isso é crime. Se de colarinho branco ou cor de rosa, só sei que é crime sujo e vergonho. Agora quem mostraram que são os empresários e ou governantes/negociantes que temos; agora que dispararam todas as balas no próprio pé; agora que mostraram que só sabem gastar e não sabem o valor do reembolso, como ficam as coisas? O Presidente da República outorizou o Ministério das Finanças a sacar uma massa pesada para salvar o BESA. É um bom parceiro para a reconstrução. Ok. Mas como ficam os verdadeiros culpados? Porque penso que não ser o ”zecutivo” culpado de tamanho abuso financeiro?

Até já estamos a ser alvo insultos lá fora. “A Voz da América” publicou: “Agência Fitch diz que escândalo do BESA reflecte má governação em Angola”. Além desta, muitas outras notícias circulam fazendo manchete pelo Mundo. O Jornal ”O Público” noticiou: “Ricardo Salgado detido no âmbito da operação Monte Branco. O ex-presidente executivo do BES foi detido para interrogatório”. Seria muito bom se seguíssemos o exemplo deste último caso? Levar às barras do tribunal os verdadeiros culpados da crise do BESA? Senão, quando é que se vai cumprir com o Estado de Direito se querem levar sempre as coisas para o torto! Só quero lembrar que já entramos para o processo de regularidade democrática/ eleitoral. E isso pode pesar nas urnas. Que seja feita justiça. É hora de pescar peixe graúdo! O mar está fértir. Nem sei como estão a dormir esses quilapeiros. Mas, como dizia o meu amigo, “haja o que hajar” e “seja o que sejar”... É HORA DE PESCAR PEIXE GRAÚDO! RAIVA!!!

Walter Cristóvão (Jornalista)