Lisboa – Avelino Eduardo  dos Santos, o  irmão mais velho do Presidente, José Eduardo dos Santos é o membro da família presidencial descrito como o que menos se interessa por  negócios particulares de grande envergadura. Recusou recentemente  ter o seu nome numa comparticipação para um consorcio no ramo dos petróleos.   

Fonte: Club-k.net

Para além da idade avançada, a  decisão do ancião, em recusar negócios  é associada  a antigos  princípios  como o de  não favorecer-se socialmente  pela condição política do seu irmão, José Eduardo dos Santos.  

Já, na  década de noventa, ao tempo que viveu no bairro rangel, o patriarca  dedicava-se ao comercio através de uma loja de alimentos.

Simplicidade e abertura para com JES

Avelino dos Santos sempre revelou-se apegado aquele bairro e a sua gente. A dada altura, declinava o convite dos familiares para se mudar para cidade,  para um  local correspondente as condições e possibilidades da família. Só mais tarde,  depois de ter regressar de uma viagem a Cuba é que o  conseguiram convencer a deixar o bairro Rangel invocando questões de  saúde e de segurança.

É, pela sua postura de pessoa modesta que  o consideram  como  o que mais abertura tem para com o seu irmão menor, José Eduardo dos Santos. Admira também o irmão desde a sua mocidade por ter sido um jovem dedicado aos estudos e ao gosto por uma viola na qual compunha canções  de forma clandestina na época colonial.  JES por seu turno também aprecia a sua simplicidade, e nos convívios familiares partilha a mesma mesa com o irmão  mais velho.