Luanda  - Quatro notáveis oficiais Comissários do Ministério do Interior de Angola defenderam, nos últimos dias, as suas Teses de Doutoramento em Cuba e aprovaram com unanimidade e distinção.  

Fonte: MININT

Trata-se dos conceituados juristas e comissários da Polícia Nacional, José Ambrósio Eduardo Sambo e Carlos Alberto B. Burity da Silva (Ciências Jurídicas), do Comissário Luís da Fonseca Cadete (Ciências pedagógicas) e do Comissário Eusébio Domingos de Almeida e Costa (ciencias sociológicas).

O Curso teve a duração de quatro anos, tendo exigido a periódica deslocação dos doutorandos a Cuba e dos Professores cubanos a Angola com vista a realização de profunda investigação sobre os temas propostos.

O Comissário José A. Eduardo Sambo, Doutor em Ciências Jurídicas, defendeu uma Tese intitulada de “Estratégia de Aperfeiçoamento da Justiça Penal Angolana”, fazendo um profundo diagnóstico da Justiça Penal angolana e apresentou propostas concretas para a solução das suas insuficiências.

 O Comissário Carlos Alberto Burity da Silva, Doutor em Ciências Jurídicas, defendeu uma tese intitulada de “Vitimologia e Actividade Policial. Estratégia Vitimológica para Atenção às Vítimas de Actos Delituosos pela Polícia Nacional”, fazendo igualmente um profundo estudo sobre a jovem ciência vitimológica com acento na relação Polícia/vítima, um diagnóstico sobre a vitimização criminal em Angola associado ao sentimento de segurança da população e apresentou propostas concretas de acções estratégicas para a sua implementação.

O Comissário Luís da Fonseca Cadete, Doutor em Ciências Pedagógicas, defendeu uma Tese intitulada de “Estratégia educativa para o desenvolvimento dos componentes científicos e laboral da licenciatura em Ciências Policiais do Instituto de Ciências Policiais e Criminais da República de Angola” fazendo um acentuado diagnóstico da situação do ensino policial e propostas concretas para a elevação da qualidade científica deste ensino superior especializado tendo em vista a formação de efectivos da Polícia Nacional com competências adequadas para o enfrentamento operacional aos factores criminais da actualidade.

O Comissário Eusébio Domingos de Almeida e Costa, Doutor em Ciências Sociológicas, defendeu uma Tese intitulada de “Prevenção à criminalidade relacionada ao feiticismo e a religião” fazendo um profundo diagnóstico sobre o fenómeno religioso e do feiticismo em Angola, as suas consequências na sociedade e a necessidade da prevenção criminal tendo em conta os aspectos socio-históricos, antropológicos, psico-sociais, politico-económicos e criminológicos.

A cooperação entre os dois Ministérios do Interior de Angola e de Cuba no domínio da formação teve um forte impulso do então Ministro do Interior Roberto Leal Ramos Monteiro “Ngongo”, a partir do pretérito ano 2009.