Luanda - As reservas internacionais angolanas desceram em maio para 30.144 milhões de dólares, o segundo valor mais baixo do ano, indicam dados do Banco Nacional de Angola (BNA). Face ao mês anterior, de abril, as reservas caíram mais de 234 milhões de dólares.

Fonte: Lusa

De acordo com o mais recente boletim do banco central sobre o Panorama Monetário em Angola, deste mês, o valor das reservas internacionais líquidas só foi mais baixo este ano em fevereiro, quando atingiu os 29.978 milhões de dólares.

Estas reservas internacionais, que envolvem reservas brutas e obrigações de curto prazo, atingiram em dezembro passado um máximo de seis meses (até maio), fixado em 30.945 milhões de dólares.

Entre as reservas brutas incluem-se reservas em ouro, que em maio atingiram os 72.359 milhões de kwanzas, o segundo valor mais baixo deste ano e uma quebra de cerca de 20 milhões de euros face ao mês anterior. O valor mais alto do ano das reservas de ouro angolanas registou-se em fevereiro, com 76.759 milhões de kwanzas.

O grosso das reservas internacionais líquidas angolanas diz respeito a aplicações sobre não residentes, que em maio estavam avaliadas pelo BNA em 22,2 mil milhões de euros, o valor mais baixo nos seis meses (desde dezembro de 2013) contabilizados neste boletim de julho do banco central.

Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, atividade que representa mais de 95 por cento do total de exportações do país e 80% das suas receitas fiscais.