Luanda - A Assembleia Nacional vai apreciar e votar na generalidade, no dia 12 de Agosto, a Proposta de Lei de Alteração à Lei da Nacionalidade, durante a 10ª Reunião Plenária Ordinária da 2ª Sessão da 3ª Legislatura daquele órgão do poder legislativo.

Fonte: Angop
Membros da AN.jpg - 86.16 KBA decisão saiu da Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, orientada pelo líder do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que definiu uma agenda de seis pontos.

De acordo com a porta-voz da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, que falava à imprensa no final dos trabalhos, está prevista para a mesma sessão a discussão e votação, na Generalidade, da Proposta de Lei sobre o Regime da Organização e Funcionamento dos Tribunais da Jurisdição Comum.

A plenária, segundo a parlamentar, vai apreciar o Relatório Anual da Provedoria de Justiça referente ao ano de 2013, e procederá à votação do respectivo Projecto de Resolução. Foi também agendada uma discussão e votação do Projecto de Resolução que concede autorização para a adopção de uma menor.

Os deputados farão ainda discussões à volta do Projecto de Resolução que aprova a Substituição de Membros indicados pelo MPLA, na Comissão Nacional Eleitoral, na Comissão Municipal Eleitoral de Canhama, província do Cunene, na Comissão Municipal Eleitoral do Buengas e do Songo, província do Uíge e na Comissão Provincial e Municipal Eleitoral do Cuvango, província da Huíla.

Emília Carlota Dias informou, por outro lado, que os líderes parlamentares analisaram os preparativos para a Reunião Solene de Encerramento do Ano Parlamentar 2013-2014, prevista para 15 de Agosto próximo.

Na última sessão de trabalhos, a Assembleia Nacional fez aprovar a Apreciação do Balanço de Execução do Orçamento Geral do Estado (OGE), referente ao primeiro trimestre de 2014, e o respectivo projecto de Resolução. Aprovou ainda, por unanimidade, a Lei sobre a Redução dos Encargos Legais aplicáveis à constituição de sociedade comerciais

Também mereceu concordância dos deputados a Lei das Linhas de Base sobre a Demarcação e Delimitação dos Espaços Marítimos de Angola. Os deputados debateram ainda questões internas ligadas à transmissão em directo das reuniões plenárias ordinárias da Assembleia Nacional, bem como a atribuição de assistentes e funcionários aos grupos parlamentares.