Lisboa –  O ex- Ministro das Finanças,  José Pedro de Morais Júnior, é identificado como um dos antigos membros do governo que voltou a regressar a militar no partido (MPLA), a partir das estruturas de base.

Fonte: Club-k.net

Geralmente,  os quadros do regime  se desligam ou reduzem da participação partidária  depois de afastados do governo  tal como está acontecer com um  conhecido governador provincial que terá já alertado que se for exonerado  do cargo ira abandonar o partido.

Pedro de Morais Júnior  sempre foi considerado um tecnocrata que nunca prestou relevância as questões de  “militâncias”. Dentro do MPLA  dizia-se que este  seu desligamento “partidário”  era influencia dos anos em que esteve nos Estados Unidos como alto funcionário do Banco Mundial.

Agora, a sua forma de encarar o tema da “militância” denota ser diferente. Ele tornou-se membro  activo da Direcção do Comité de Ação do MPLA, vulgo “CAP 12”. Como novo militante  patrocinou  a construção das instalações do referido CAP, que  funcionam, ao  largo da Ingombota, no perímetro onde também se situa a sede da Comissão Administrativa do Município de Luanda.

Os CAPs são estruturas de base do MPLA criadas no sentido de incentivar com que os dirigentes ou governantes  militem  junto as massas. Para além de Pedro de Morais, militam no CAP 12,   notabilizados quadros  do regime  como Florbela Araújo (Secretaria da Presidência), Aguinaldo Jaime, Rosa Assis (quadro sénior da Endiama), Apolónia Ramos Baptista (Cefopesca) e Manuel “Né” Gonçalves (PCA da ENSA).