Lisboa –  A recente nomeação de  Joaquim Rodrigues da Conceição “Quim” (na foto) para o cargo de vice-governador  para o sector Económico da província do Huambo  foi apreciada, em meios do Ministério da Defesa Nacional, de onde é oriundo  com reservas  e/ou reprovações  segundo as quais,  o Presidente da República terá  sido menos cauteloso  ao  nomear um dirigente com precedentes  de má gestão do erário público (levou a falência uma empresa)

Fonte: Club-k.net

Nomeação de dirigente gera mal-estar

Joaquim Rodrigues da Conceição, é um quadro  que partilha interesses empresariais com o governador provincial do Huambo,  general Kundi Paiahma.  Ao tempo em que Paihama, foi o Ministro da Defesa Nacional, o agora Vice-governador era conhecido como a figura que controlava os dinheiros daquele ministério, a partir do ano de  2004. Ocupava o cargo de director para administração e finanças.

O então Ministro Kundi Paihama nomeou-lhe depois para o cargo de  director-geral  da AEROVIA, uma empresa de  construção  de aeródromos, e estradas, afecta aquele pelouro. Rodrigues da Conceição, tinha sob sua responsabilidade um orçamento de cerca de 200 milhões de dólares.

Com a entrada do general Cândido Van-dunem como Ministro da Defesa Nacional, Joaquim Rodrigues da Conceição foi afastado do cargo em Julho de 2011 e substituído por   Carlos Jorge  Alfredo. Ao ex- director geral pesaram-lhe  acusação de má gestão e de ter levado a empresa AEROVIA a falência. 

Ao ser   afastado,  mudou-se para Portugal, na sequência de desentendimentos com o então Ministro da Defesa,  Cândido Van-Dunem que ameaçava intima-lo judicialmente  por suposto  descaminho de fundos enquanto gestor da Aerovia.

Joaquim  da Conceição regressou, agora para uma função governativa por conta do governador  Kundi Paihama que remeteu o seu nome ao Presidente José Eduardo dos Santos para o nomear  como seu “Vice” para o sector económico.

A “distração” de JES em nomear quadros com problemas judiciais e/ou praticas menos exemplares é associada a ausencia do general  Fernando Garcia Miala do circulo presidencial.  Diz-se que Miala era a figura que tinha a tarefa de fazer levantamento do historial dos  quadros que seriam nomeados por JES.

A nomeação  de sócios nos negócios para “Vice” 

Em Abril, do corrente ano,  o governador do Kuando Kubango, general Higino Lopes Carneiro tentou em vão, propor  ao PR,  a nomeação do seu sócio dos negócios , Rui Celso Fernandes da Silva para o cargo de  Vice-Governador para o Sector Económico daquela província.  JES indeferiu a proposta.