Lubango – Os professores na Huíla continuam em greve porque não há luz que mostra a solução dos problemas principais que são as actualizações de categorias dos 5752 professores e o pagamento das dívidas. O ponto forte de actualizações leva o executivo provincial a xinguilar, levando-os a difundir discursos inflamatórios, onde acusam constantemente os líderes do SINPROF- Huíla de ser da oposição. Perguntamos porquê?

Fonte: Club-k.net
policia espanca prof.jpg - 106.38 KBA educação é o ministério com mais quadros e não fáceis de serem convencidos com pensamentos baratos para aderir o MPLA como solução, estão a dizer que vão fazer as actualizações por concurso onde os requisitos, segundo um director, são: o tempo de serviço e o tempo em que terminou um nível académico que lhe permite passar para outra categoria, tem o terceiro que não foi divulgado como é segredo, deixo para o fim.

Para este ano depois de tanta pressão pelo SINPROF- Huíla dizem conseguirem 417 vagas na Huíla, com as mesmas querem dividir os professores com a mentira de que os que estão a trabalhar terão prioridade.

Sorri bastante por causa da ignorância deste que caíram nesta finta, o pior é que muitos são professores jovens que só baseando nestes dois requisitos, muitos não conseguem uma vaga. São tão ignorantes ao ponto de esquecer que o nepotismo, cabritismo e a corrupção são os critérios que falam mais alto em paralelo com o terceiro que como disse revelarei no fim.  

Ainda, utilizam as actualizações para dizer aos professores que não têm mais de cinco anos de serviço e aos que ainda não terminaram um nível académico que lhes permite a actualização de categoria, que não podem fazer greve. E eles todos ignorantes dizem é verdade, mesmo estando a estudar.

Sr. Professores pegando o exemplo da Huíla, se em cada ano só há 417 vagas e os 5752 professores todos com mais ano de serviço que tu e terminaram um nível primeiro não forem actualizados, já fizeste as contas quantos anos terás de esperar?

Eu ajudo, serão 5752/417= 13 anos e oito meses, sem por o terceiro requisito, e, como não tens padrinho na cozinha, depois de esperares 13 anos, aconselho aumentar mais sete. Já viste o quanto tens motivo, mas que suficiente para fazer a greve. Vamos alertar estes professores porque, de tanta ignorância, e medo de se informar, pode ser que não fazem uso das redes sociais.

A finta é a seguinte: nós que não temos família, amigos nem kwanzas para corromper, passando o ano 2014, 2015 e 2016, sem conseguir a actualização, em 2017 virá alguém a sussurrar no teu ouvido, a perguntar queres actualização? Onde está o teu cartão de Membro? Este cartão é o terceiro requisito.  Os líderes do SINPROF-Huíla, exigindo actualização dos 5752, estragam a estratégia do MPLA, é isto que faz chama-los da Oposição.  

Apeguei-me na Huíla como modelo, por ter dado conta desta finta e começar a reivindicar, mas se as actualizações por concurso pegam, vai servir para todas as províncias de Angola, teremos professores técnicos médios, bacharel, licenciados, até mestres, a ganhar abaixo de 50 mil kzs, por mais de 15 anos e, como a morte do professor se dá quando para de investigar, e está mesada não chega para nada, o nosso ensino passa de mau para pior.

Mas, como eles (os governantes) têm dinheiro roubado de nós, os seus filhos estudarão fora de Angola onde o ensino é de qualidade e Angola voltará na época em que uns são educados a ser escravos e outros a ser senhores, ai sim nos transformaremos em escravos do MPLA. Professores Angolanos abrem o olho e unem-se aos professores huilanos para travar está finta.